O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/945 |
Resumo: | Um Projecto Educativo de Escola de qualidade deve reunir o máximo de informações/particularidades que o tornem único e adequado à sua Comunidade Educativa. Em nosso entender, deve resultar da análise/avaliação de pontos fortes fracos existentes (Análise SWOT), de forma a criar as condições organizacionais de qualidade que ajudem e facilitem o trabalho de todos. Só dessa forma, uma escola disporá das consições necessárias que orientem para o sucesso. Só dessa forma, os professores titulares podem ver o seu trabalho enquadrado e facilitado. Este trabalho pretende ser um guião de planificação para a elaboração de um Projecto Educativo. Está estruturado com base em duas dimensões. Numa primeira fase, uma parte teórica, onde se aborda a contextualização histórica da educação que fez emergir a necessidade da criação e implementação de um instrumento clarificador da acção educativa da própria escola como entidade única – o Projecto Educativo de Escola. Na segunda, com utilidade prática, concebemos uma lista de verificação, onde procurámos incluir indicadores e descritivos que orientem o trabalho a desenvolver por uma qualquer equipa que tenha sob a sua responsabilidade a concepção de um Projecto Educativo. |
id |
RCAP_ea245f75f5a3aacc3548fe87c4e0aabe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidadeProjecto educativo de escolaUm Projecto Educativo de Escola de qualidade deve reunir o máximo de informações/particularidades que o tornem único e adequado à sua Comunidade Educativa. Em nosso entender, deve resultar da análise/avaliação de pontos fortes fracos existentes (Análise SWOT), de forma a criar as condições organizacionais de qualidade que ajudem e facilitem o trabalho de todos. Só dessa forma, uma escola disporá das consições necessárias que orientem para o sucesso. Só dessa forma, os professores titulares podem ver o seu trabalho enquadrado e facilitado. Este trabalho pretende ser um guião de planificação para a elaboração de um Projecto Educativo. Está estruturado com base em duas dimensões. Numa primeira fase, uma parte teórica, onde se aborda a contextualização histórica da educação que fez emergir a necessidade da criação e implementação de um instrumento clarificador da acção educativa da própria escola como entidade única – o Projecto Educativo de Escola. Na segunda, com utilidade prática, concebemos uma lista de verificação, onde procurámos incluir indicadores e descritivos que orientem o trabalho a desenvolver por uma qualquer equipa que tenha sob a sua responsabilidade a concepção de um Projecto Educativo.2009-03-18T12:27:35Z2013-05-20T13:59:28Z2008-06-01T00:00:00Z2008-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/945por1645-9377Oliveira, Maria das DoresLemos, Maria do RosárioQueirós, Maria Lucindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:33Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:32.183243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
title |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
spellingShingle |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade Oliveira, Maria das Dores Projecto educativo de escola |
title_short |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
title_full |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
title_fullStr |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
title_full_unstemmed |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
title_sort |
O supervisor em busca do projecto educativo de escola, de qualidade |
author |
Oliveira, Maria das Dores |
author_facet |
Oliveira, Maria das Dores Lemos, Maria do Rosário Queirós, Maria Lucinda |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, Maria do Rosário Queirós, Maria Lucinda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria das Dores Lemos, Maria do Rosário Queirós, Maria Lucinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projecto educativo de escola |
topic |
Projecto educativo de escola |
description |
Um Projecto Educativo de Escola de qualidade deve reunir o máximo de informações/particularidades que o tornem único e adequado à sua Comunidade Educativa. Em nosso entender, deve resultar da análise/avaliação de pontos fortes fracos existentes (Análise SWOT), de forma a criar as condições organizacionais de qualidade que ajudem e facilitem o trabalho de todos. Só dessa forma, uma escola disporá das consições necessárias que orientem para o sucesso. Só dessa forma, os professores titulares podem ver o seu trabalho enquadrado e facilitado. Este trabalho pretende ser um guião de planificação para a elaboração de um Projecto Educativo. Está estruturado com base em duas dimensões. Numa primeira fase, uma parte teórica, onde se aborda a contextualização histórica da educação que fez emergir a necessidade da criação e implementação de um instrumento clarificador da acção educativa da própria escola como entidade única – o Projecto Educativo de Escola. Na segunda, com utilidade prática, concebemos uma lista de verificação, onde procurámos incluir indicadores e descritivos que orientem o trabalho a desenvolver por uma qualquer equipa que tenha sob a sua responsabilidade a concepção de um Projecto Educativo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01T00:00:00Z 2008-06 2009-03-18T12:27:35Z 2013-05-20T13:59:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/945 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619120906240 |