Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Cristina Mira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26695
Resumo: O presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment.
id RCAP_ea2c002258396b13a64da67bf2e39578
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturaisConhecimento do MundoMateriais NaturaisExploraçãoCiênciasCriançasKnowledge of the environmentNatural materialsExplorationSciencesChildrenO presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment.Universidade de Évora2020-01-30T09:24:57Z2020-01-302019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26695http://hdl.handle.net/10174/26695TID:202382036porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopaulasantos92@hotmail.com229Santos, Paula Cristina Mira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.069924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
Santos, Paula Cristina Mira dos
Conhecimento do Mundo
Materiais Naturais
Exploração
Ciências
Crianças
Knowledge of the environment
Natural materials
Exploration
Sciences
Children
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-escolar: exploração do mundo através de materiais naturais
author Santos, Paula Cristina Mira dos
author_facet Santos, Paula Cristina Mira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paula Cristina Mira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do Mundo
Materiais Naturais
Exploração
Ciências
Crianças
Knowledge of the environment
Natural materials
Exploration
Sciences
Children
topic Conhecimento do Mundo
Materiais Naturais
Exploração
Ciências
Crianças
Knowledge of the environment
Natural materials
Exploration
Sciences
Children
description O presente relatório evidencia a intervenção pedagógica desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. Damos destaque às atividades de exploração de materiais naturais, com o intuito de dar resposta às necessidades das crianças na descoberta do meio envolvente. Neste sentido, foi feita uma pesquisa teórica para perceber a relevância da abordagem das ciências - área do conhecimento do mundo, no desenvolvimento das crianças. Recorremos à investigação-ação, tendo como principais instrumentos de trabalho, as notas de campo, a reflexão e o planeamento. A aprendizagem através de atividades de exploração e manipulação de novos e diferentes materiais naturais, promoveu a participação ativa das crianças, com a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências e atitudes ligadas ao mundo físico; Abstract: This report highlights the pedagogical intervention developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course, aiming to obtain a master’s degree in preschool education. We emphasize the activities of exploration of natural materials, in order to meet the needs of children in the discovery of the environment. In this way, a theoretical research was done to understand the relevance of the approach of the sciences – environment knowledge area, in the development of the children. We use research-action, having as main work tools, field notes, reflection and planning. Learning through activities of exploration and manipulation of new and different natural materials, promoted the active participation of the children, with the construction of new knowledge and the development of skills and procedure related to the physical environment.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T00:00:00Z
2020-01-30T09:24:57Z
2020-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26695
http://hdl.handle.net/10174/26695
TID:202382036
url http://hdl.handle.net/10174/26695
identifier_str_mv TID:202382036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
paulasantos92@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652125274113