O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Farinha, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2803
Resumo: A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
id RCAP_ea2e48ef80ccb43dcf4a08ad913768a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2803
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEBTecnologias de Informação e ComunicaçãoSoftware educativoEscola virtualPortuguês1º Ciclo do Ensino BásicoInformation technology and communicationEducational softwareVirtual school1st Cycle of Basic EducationA presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.This research, conducted under the Supervised Teaching Practice, aimed to describe and analyze the importance of (CT in the teaching-learning process, based on the use of the educational software ‘Virtual School’. The study participants were 23 students from the 3rd grade, aged S and 9 years. The methodology used in this research was qualitative, with a mixed approach that integrated the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, using participant observation as the main tool for collecting the data. The data analysis showed that the use of the educational software can promote a more motivating, challenging and meaningful learning, also highlighting the importance of the teacher’s role as a mediator.CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNLRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFarinha, Cláudia2015-05-11T13:37:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2803porGIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445.978-989-95846-2-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:02.284738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
title O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
spellingShingle O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
Gil, Henrique
Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
1st Cycle of Basic Education
title_short O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
title_full O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
title_fullStr O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
title_full_unstemmed O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
title_sort O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Farinha, Cláudia
author_role author
author2 Farinha, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Farinha, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
1st Cycle of Basic Education
topic Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
1st Cycle of Basic Education
description A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-11T13:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2803
url http://hdl.handle.net/10400.11/2803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445.
978-989-95846-2-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL
publisher.none.fl_str_mv CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130801724456960