Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8089 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos. |
id |
RCAP_ea3707f5014b792db123832a832e2aec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiançaAutoconfiançaExpressãoEducação VisualEducação TecnológicaExpressão DramáticaVisual Education and Technological EducationSelf-confidenceExpressionDramatic ExpressionO presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos.This Final Internship Report, carried out as part of the Master's Degree in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education, of the School of Education of Viseu, consists of two parts, namely: in the first part, we present a reflective analysis of Supervised Teaching Practices I, II and III; in the second part, we present the Research Work carried out, whose objective was to investigate and understand the contributions of the Visual and Technological Education subjects and the area of Dramatic Expression to the development of students' self-confidence. We revealed an interest in analyzing and reflecting on whether the intervention of Dramatic Expression in Visual Education and Technological Education classes increases students' selfconfidence and identify how self-confidence relates to the development of expression. We tried to detect which are the reasons associated with the error and the capacity of expression and also to synthesize pedagogical strategies, in Visual Education and Technological Education, related to motivation and self-confidence. In what concerns Methodology, we chose a mixed research (quantitative and qualitative), using the development of a multiple case study with two classes of 5th grade students, with a total number of 36 participants. As instruments of data collection we applied questionnaires and participant observation. The data analysis techniques were content analysis and simple statistical analysis. As for the results obtained, they allowed us to reach some conclusions regarding the initial objectives set out. Namely, they allowed us to assess the students' perception of the error, exposing a connection between the fear of being wrong and the development of the ability of expression; we identified a connection between self-confidence and expression; we synthesized pedagogical strategies used in the subjects of Visual Education and Technological Education that increase motivation and self-confidence, and we also understood that the intervention of Dramatic Expression positively influences the students' performance.Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoCavadas, RicardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Raquel Alexandra Conceição2023-11-27T15:55:20Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8089TID:203406630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:31:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.911494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
title |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
spellingShingle |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança Pinto, Raquel Alexandra Conceição Autoconfiança Expressão Educação Visual Educação Tecnológica Expressão Dramática Visual Education and Technological Education Self-confidence Expression Dramatic Expression |
title_short |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
title_full |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
title_fullStr |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
title_full_unstemmed |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
title_sort |
Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança |
author |
Pinto, Raquel Alexandra Conceição |
author_facet |
Pinto, Raquel Alexandra Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Ana Luísa Pinto De Souto Cavadas, Ricardo Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Raquel Alexandra Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconfiança Expressão Educação Visual Educação Tecnológica Expressão Dramática Visual Education and Technological Education Self-confidence Expression Dramatic Expression |
topic |
Autoconfiança Expressão Educação Visual Educação Tecnológica Expressão Dramática Visual Education and Technological Education Self-confidence Expression Dramatic Expression |
description |
O presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T15:55:20Z 2023-09-25 2023-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/8089 TID:203406630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/8089 |
identifier_str_mv |
TID:203406630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136311282499584 |