Projeto da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruna Sofia Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9561
Resumo: O presente documento foi elaborado com o intuito de cumprir com um dos objetivos da unidade curricular Estágio Pedagógico que está inserido no 2º Ciclo para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento descreve as experiências vividas durante o ano letivo 2017/2018 como professora estagiária. O estágio decorreu na Escola Secundária de Barcelinhos com a monitorização do professor cooperante José Carlos Cruz e pelo professor orientador Jorge Soares da UTAD. Todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico encontra-se no presente relatório estruturado da seguinte forma: enquadramento pessoal, enquadramento institucional, tarefas de ensino aprendizagem, tarefas de estágio, estratégias, uma reflexão crítica do estágio e todas as tarefas realizadas na escola. O estágio pedagógico é um processo imprescindível à formação de futuros professores, pois é onde se adquirem conhecimentos e competências para ingressar na prática educativa.
id RCAP_ea54048224ecf3042c406f80a4044a21
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto da Prática de Ensino Supervisionadaestágio pedagógicoeducação físicaO presente documento foi elaborado com o intuito de cumprir com um dos objetivos da unidade curricular Estágio Pedagógico que está inserido no 2º Ciclo para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento descreve as experiências vividas durante o ano letivo 2017/2018 como professora estagiária. O estágio decorreu na Escola Secundária de Barcelinhos com a monitorização do professor cooperante José Carlos Cruz e pelo professor orientador Jorge Soares da UTAD. Todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico encontra-se no presente relatório estruturado da seguinte forma: enquadramento pessoal, enquadramento institucional, tarefas de ensino aprendizagem, tarefas de estágio, estratégias, uma reflexão crítica do estágio e todas as tarefas realizadas na escola. O estágio pedagógico é um processo imprescindível à formação de futuros professores, pois é onde se adquirem conhecimentos e competências para ingressar na prática educativa.The presented document was made with the intention to fulfill with one of the objectives of the curricular unit called Pedagogical Internship that is inserted in the 2nd Period to obtain Master's Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. This document describes the lived experiences during the year of 2017/2018 as a trainee teacher. The internship took place at Escola Secundária de Barcelinhos with the monitoring of the cooperating teacher José Carlos Cruz and by the tutor Jorge Soares from UTAD. The entire work accomplished during the pedagogical internship is found in the present report and it's structured by the following methods: personal framework, institutional framework, teaching learning tasks, traineeship tasks, strategies, a critical reflection of the internship and all the tasks performed in the school. The pedagogic stage is an essential process and indispensable for the training of future teachers, because it is where they acquire the knowledge and skills to enter the educational practice.2019-12-16T17:35:32Z2019-07-26T00:00:00Z2019-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9561porCarvalho, Bruna Sofia Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:11.155483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
title Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
Carvalho, Bruna Sofia Machado
estágio pedagógico
educação física
title_short Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Projeto da Prática de Ensino Supervisionada
author Carvalho, Bruna Sofia Machado
author_facet Carvalho, Bruna Sofia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Bruna Sofia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv estágio pedagógico
educação física
topic estágio pedagógico
educação física
description O presente documento foi elaborado com o intuito de cumprir com um dos objetivos da unidade curricular Estágio Pedagógico que está inserido no 2º Ciclo para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este documento descreve as experiências vividas durante o ano letivo 2017/2018 como professora estagiária. O estágio decorreu na Escola Secundária de Barcelinhos com a monitorização do professor cooperante José Carlos Cruz e pelo professor orientador Jorge Soares da UTAD. Todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico encontra-se no presente relatório estruturado da seguinte forma: enquadramento pessoal, enquadramento institucional, tarefas de ensino aprendizagem, tarefas de estágio, estratégias, uma reflexão crítica do estágio e todas as tarefas realizadas na escola. O estágio pedagógico é um processo imprescindível à formação de futuros professores, pois é onde se adquirem conhecimentos e competências para ingressar na prática educativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T17:35:32Z
2019-07-26T00:00:00Z
2019-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9561
url http://hdl.handle.net/10348/9561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137096049360896