O papel do psicólogo escolar na equipa de Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Rita Dinis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27344
Resumo: É diversa a legislação que prevê a articulação entre o psicólogo no contexto escolar e os docentes de Educação Especial (Ministério da Educação, 1986; 1991a; 1991b; 2008), sendo várias as tarefas em que estes profissionais poderão colaborar, designadamente no processo de avaliação dos alunos, para despiste de NEE, a execução dos documentos adjacentes ao mesmo, o encaminhamento dos alunos para os apoios disponibilizados nas escolas (Ministério da Educação, 2008). Assim, pretendeu-se explorar e descrever a articulação entre o Psicólogo Escolar e a equipa de Educação Especial, aprofundando desta forma o papel do psicólogo no contexto da equipa anteriormente referido. Com o intuito de concretizar este objetivo, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando o método focus groups como forma de recolha de informação, que ainda se revela escassa. No que se refere aos participantes deste estudo, foram organizados dois focus group, com cinco participantes em cada um dos grupos (cinco Psicólogas e cinco Professores de Educação Especial). A análise dos dados concretizou-se através de um processo que se iniciou com a transcrição das discussões gravadas em vídeo, seguido pela codificação e categorização dos dados presentes na transcrição, sendo posteriormente desenvolvida uma lista com essas categorias (Creswell, 2003; Bogdan & Biklen, 1994). De seguida, foi realizada uma descrição detalhada, atendendo aos participantes, ao contexto, às categorias e aos temas abordados (Creswell, 2003). Seguiu-se uma exposição ainda mais detalhada que anteriormente, para finalmente se interpretar e atribuir significado aos dados resultantes (Creswell, 2003).
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