Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Osvaldo, Sousa, Áurea, Martins, Maria J., Mendes, Maria, Botelho, Susana P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3865
Resumo: Estudam-se perceções dos estudantes do ensino superior relativamente à existência ou não de violência nas praxes e relacionam-se essas perceções com níveis de satisfação com a vida. A amostra foi constituída por 585 estudantes de duas instituições do ensino superior português e os dados recolhidos através de um processo de inquérito por questionário. Globalmente, os resultados indicam que entre 10% e 11% dos estudantes apontam as praxes como contendo alguma violência. Indicam, ainda, que os níveis de satisfação com a vida apresentam correlação negativa, mas muito baixa, com a perceção dos estudantes sobre a violência nas praxes.
id RCAP_270f8afe58c6026fdb93d8faf2e2ae9c
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vidaEnsino SuperiorPraxe AcadémicaSatisfação com a VidaViolênciaHigher EducationHazingViolenceSatisfaction with LifeEstudam-se perceções dos estudantes do ensino superior relativamente à existência ou não de violência nas praxes e relacionam-se essas perceções com níveis de satisfação com a vida. A amostra foi constituída por 585 estudantes de duas instituições do ensino superior português e os dados recolhidos através de um processo de inquérito por questionário. Globalmente, os resultados indicam que entre 10% e 11% dos estudantes apontam as praxes como contendo alguma violência. Indicam, ainda, que os níveis de satisfação com a vida apresentam correlação negativa, mas muito baixa, com a perceção dos estudantes sobre a violência nas praxes.ABSTRACT: This study is focused on how students from higher education perceive hazing practices (as violent/non-violent practices) and the relationship between hazing and the levels of satisfaction with life. The sample was comprised by 585 students from two Portuguese higher education institutions and the data was collect through a questionnaire. The results show that 10%-11% of the students describe hazing as an occurrence with some violence. Overall, the results show that the levels of satisfaction with life are related in a negative, but very low, way with the perceptions of violence at hazing practices.RÉSUMÉ: Cette étude vise à analyser les perceptions des étudiants de l’enseignement supérieur concernant l’existence de la violence dans le bizutage ainsi que la relation de ces per¬ceptions avec les niveaux de satisfaction à l’égard de la vie. Nous avons travaillé avec 585 étudiants de deux établissements d’enseignement supérieur au Portugal. Les don¬nées ont été collectées sur base d’un questionnaire. Les résultats de l’étude démontrent que 10 à 11 % des étudiants affirment que le bizutage est caractérisé par une certaine violence. Les résultats de l’étude démontrent, de même, une relation négative, mais très faible, entre les niveaux de satisfaction à l’égard de la vie et la perception des étudiants à propos de la violence dans le bizutage.CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais / UMinhoRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSilva, OsvaldoSousa, ÁureaMartins, Maria J.Mendes, MariaBotelho, Susana P.2016-08-26T15:24:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3865porCaldeira, N. S., Silva, O., Sousa, A., Martins, D. M. J., Mendes, M., & Botelho, P. S. (2015). Estudantes do Ensino Superior, Praxe Académica e Satisfação com a Vida. "Configurações", 16: 97-112. DOI 10.4000/configuracoes.28652182-741910.4000/configuracoes.2865info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:22.295074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
title Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
spellingShingle Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
Caldeira, Suzana Nunes
Ensino Superior
Praxe Académica
Satisfação com a Vida
Violência
Higher Education
Hazing
Violence
Satisfaction with Life
title_short Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
title_full Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
title_fullStr Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
title_full_unstemmed Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
title_sort Estudantes do ensino superior, praxe académica e satisfação com a vida
author Caldeira, Suzana Nunes
author_facet Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Martins, Maria J.
Mendes, Maria
Botelho, Susana P.
author_role author
author2 Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Martins, Maria J.
Mendes, Maria
Botelho, Susana P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
Sousa, Áurea
Martins, Maria J.
Mendes, Maria
Botelho, Susana P.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Praxe Académica
Satisfação com a Vida
Violência
Higher Education
Hazing
Violence
Satisfaction with Life
topic Ensino Superior
Praxe Académica
Satisfação com a Vida
Violência
Higher Education
Hazing
Violence
Satisfaction with Life
description Estudam-se perceções dos estudantes do ensino superior relativamente à existência ou não de violência nas praxes e relacionam-se essas perceções com níveis de satisfação com a vida. A amostra foi constituída por 585 estudantes de duas instituições do ensino superior português e os dados recolhidos através de um processo de inquérito por questionário. Globalmente, os resultados indicam que entre 10% e 11% dos estudantes apontam as praxes como contendo alguma violência. Indicam, ainda, que os níveis de satisfação com a vida apresentam correlação negativa, mas muito baixa, com a perceção dos estudantes sobre a violência nas praxes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-08-26T15:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3865
url http://hdl.handle.net/10400.3/3865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, N. S., Silva, O., Sousa, A., Martins, D. M. J., Mendes, M., & Botelho, P. S. (2015). Estudantes do Ensino Superior, Praxe Académica e Satisfação com a Vida. "Configurações", 16: 97-112. DOI 10.4000/configuracoes.2865
2182-7419
10.4000/configuracoes.2865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais / UMinho
publisher.none.fl_str_mv CICS – Centro de Investigação em Ciências Sociais / UMinho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130716939747328