Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14417/ap.1016 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
id |
RCAP_f8a9525bb0ed46d5014ff534a7cb10d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validaçãoALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIALO presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1016https://doi.org/10.14417/ap.1016Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-4521646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1Conboy, JosephCarvalho, CarolinaSantos, JoãoGama, Ana PaulaTavares, DavidFonseca, JesuínaMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/1016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.500069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação Conboy, Joseph ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL Conboy, Joseph ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
author |
Conboy, Joseph |
author_facet |
Conboy, Joseph Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
topic |
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
description |
O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1016 https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452 Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822183404782747648 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14417/ap.1016 |