Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
Resumo: | O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
id |
RCAP_f8a9525bb0ed46d5014ff534a7cb10d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validaçãoALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIALO presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1016https://doi.org/10.14417/ap.1016Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-4521646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1Conboy, JosephCarvalho, CarolinaSantos, JoãoGama, Ana PaulaTavares, DavidFonseca, JesuínaMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/1016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.500069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação Conboy, Joseph ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação |
author |
Conboy, Joseph |
author_facet |
Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conboy, Joseph Carvalho, Carolina Santos, João Gama, Ana Paula Tavares, David Fonseca, Jesuína Martins, Dulce Salema, Maria Helena Fiúza, Edite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
topic |
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL |
description |
O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1016 https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452 Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591714275328 |