Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conboy, Joseph
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Carolina, Santos, João, Gama, Ana Paula, Tavares, David, Fonseca, Jesuína, Martins, Dulce, Salema, Maria Helena, Fiúza, Edite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.14417/ap.1016
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1016
Resumo: O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
id RCAP_f8a9525bb0ed46d5014ff534a7cb10d0
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validaçãoALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIALO presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.ISPA - Instituto Universitário2015-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1016https://doi.org/10.14417/ap.1016Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-4521646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1Conboy, JosephCarvalho, CarolinaSantos, JoãoGama, Ana PaulaTavares, DavidFonseca, JesuínaMartins, DulceSalema, Maria HelenaFiúza, Editeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:13Zoai:ojs.localhost:article/1016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:19.500069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
title Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Conboy, Joseph
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL
Conboy, Joseph
ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL
title_short Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
title_full Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e validação
author Conboy, Joseph
author_facet Conboy, Joseph
Conboy, Joseph
Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
author_role author
author2 Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conboy, Joseph
Carvalho, Carolina
Santos, João
Gama, Ana Paula
Tavares, David
Fonseca, Jesuína
Martins, Dulce
Salema, Maria Helena
Fiúza, Edite
dc.subject.por.fl_str_mv ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL
topic ALUNOS DO ENSINO OBRIGATÓRIO; IDENTIFICAÇÃO ESCOLAR; VALIDAÇÃO FATORIAL
description O presente estudo descreve o processo de construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade =13 anos) em Portugal continental, a partir da qual foram extraídas duas sub-amostras aleatórias, sem valores missing. Uma sub-amostra foi submetida a análise fatorial exploratória, sendo a segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória. Embora a literatura aponte para duas dimensões, estes procedimentos conduziram a uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α = .74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α = .74; e (c) Sentimentos de pertença e bem-estar, α = .78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1016
https://doi.org/10.14417/ap.1016
url https://doi.org/10.14417/ap.1016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452
Análise Psicológica; Vol 33, No 4 (2015); 439-452
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822183404782747648
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14417/ap.1016