Redes de cooperação na promoção da leitura e do sucesso educativo: um estudo de caso num concelho do Interior Norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2826 |
Resumo: | Este trabalho enquadra-se numa reflexão sobre os hábitos de leitura entre a população escolar, a importância que a mesma tem no processo de ensino-aprendizagem e no sucesso educativo, dando um especial enfoque às entidades que estão diretamente implicadas na promoção da leitura: o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Biblioteca Escolar (BE), a Biblioteca Municipal (BM) e a Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso. Centra-se nas percepções dos responsáveis pela rede de bibliotecas acerca do papel das bibliotecas na promoção da leitura e sobre o seu modo de funcionamento bem como na análise dos projetos de leitura elaborados no âmbito daquelas instituições. Na parte relativa ao enquadramento teórico, são apresentados aspetos relacionados com a leitura, ou seja, fala-se do conceito de leitura, da relação existente entre a leitura, o leitor e a aprendizagem, como tríade indispensável à construção do leitor como pessoa e, por consequência, aos bons resultados escolares. Apontam-se a literacia, a leitura lúdica e as técnicas de animação da leitura como favorecendo a compreensão, desenvolvendo o vocabulário, aguçando a sensibilidade e a criatividade para ajudar a formar para o saber de forma criativa e recreativa. A biblioteca escolar, a biblioteca municipal e o trabalho em rede, numa conjugação de esforços e vontades, são indicados como os locais e o modo onde se pratica a leitura de forma dinâmica e prazerosa, para o desenvolvimento de aprendizagens ativas, através de um trabalho mais qualificado e eficaz e com uma boa gestão e partilha de recursos. Seguidamente, indica-se a metodologia utilizada para estudar os projetos de leitura implementados na biblioteca escolar e pública e escutam-se em entrevistas as opiniões dos responsáveis pelas bibliotecas e pelos projetos. Na apresentação dos resultados, resumem-se as categorias de análise para cada entrevistado individualmente, faz-se uma análise de conjunto, apresentam-se e descrevem-se os projetos de leitura e analisam-se tendo por base um modelo de análise. Da análise documental e dos dados recolhidos através das entrevistas, o trabalho em rede parecer ser visto como uma mais-valia para alcançar melhores resultados, quer no âmbito da literacia, quer na promoção da leitura. |
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Na parte relativa ao enquadramento teórico, são apresentados aspetos relacionados com a leitura, ou seja, fala-se do conceito de leitura, da relação existente entre a leitura, o leitor e a aprendizagem, como tríade indispensável à construção do leitor como pessoa e, por consequência, aos bons resultados escolares. Apontam-se a literacia, a leitura lúdica e as técnicas de animação da leitura como favorecendo a compreensão, desenvolvendo o vocabulário, aguçando a sensibilidade e a criatividade para ajudar a formar para o saber de forma criativa e recreativa. A biblioteca escolar, a biblioteca municipal e o trabalho em rede, numa conjugação de esforços e vontades, são indicados como os locais e o modo onde se pratica a leitura de forma dinâmica e prazerosa, para o desenvolvimento de aprendizagens ativas, através de um trabalho mais qualificado e eficaz e com uma boa gestão e partilha de recursos. Seguidamente, indica-se a metodologia utilizada para estudar os projetos de leitura implementados na biblioteca escolar e pública e escutam-se em entrevistas as opiniões dos responsáveis pelas bibliotecas e pelos projetos. Na apresentação dos resultados, resumem-se as categorias de análise para cada entrevistado individualmente, faz-se uma análise de conjunto, apresentam-se e descrevem-se os projetos de leitura e analisam-se tendo por base um modelo de análise. Da análise documental e dos dados recolhidos através das entrevistas, o trabalho em rede parecer ser visto como uma mais-valia para alcançar melhores resultados, quer no âmbito da literacia, quer na promoção da leitura.This work is part of a reflection on the reading habits among school students, the importance it has in the teaching-learning and educational success, giving a special emphasis on institutions that are directly linked: the RNP (Reading National Plan), the School Library , the Public Library and the Library Network in Barroso. It focuses on the perceptions of those responsible for the network libraries about the role of libraries in promoting reading habits and the way it works as well as the analysis of reading projects developed within those institutions. In what concerns the theoretical framework, aspects related to reading are presented, that is, there is information about the concept of reading, the relationship between reading, the reader and the learning as a triad essential to good schools results and the construction of the reader as a person. The literacy, the reading for fun and the animation reading techniques are pointed as exceptional items to develop understanding, vocabulary and sharpen the sensitivity and creativity in order to help increasing knowledge in a creative and entertaining way. The school library, the municipal library and networking, a pooling of efforts and wills, are indicated as the locations where they practice the reading in a dynamic and enjoyable environment as well as the development of active learning through a more qualified and effective work and with a good management and sharing of resources. Afterwards it is pointed the methodology used to study the reading projects implemented in both the school and public libraries. At the same time those responsible for libraries and projects are interviewed in order to collect their opinions. The presentation of the results, the categories of analysis for each interviewed are summarized and follows an overall analysis. This way we present and describe the projects read and analyzed based on an analysis model. From the documental analysis and data collected through the interviews, it is concluded that the networking is an asset to achieve better results, either within the literacy or the promotion of reading.2013-11-28T14:54:37Z2013-11-28T00:00:00Z2013-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2826porMonteiro, Fernanda Rodrigues Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:00Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:44.075317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho enquadra-se numa reflexão sobre os hábitos de leitura entre a população escolar, a importância que a mesma tem no processo de ensino-aprendizagem e no sucesso educativo, dando um especial enfoque às entidades que estão diretamente implicadas na promoção da leitura: o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Biblioteca Escolar (BE), a Biblioteca Municipal (BM) e a Rede Interconcelhia de Bibliotecas do Barroso. Centra-se nas percepções dos responsáveis pela rede de bibliotecas acerca do papel das bibliotecas na promoção da leitura e sobre o seu modo de funcionamento bem como na análise dos projetos de leitura elaborados no âmbito daquelas instituições. Na parte relativa ao enquadramento teórico, são apresentados aspetos relacionados com a leitura, ou seja, fala-se do conceito de leitura, da relação existente entre a leitura, o leitor e a aprendizagem, como tríade indispensável à construção do leitor como pessoa e, por consequência, aos bons resultados escolares. Apontam-se a literacia, a leitura lúdica e as técnicas de animação da leitura como favorecendo a compreensão, desenvolvendo o vocabulário, aguçando a sensibilidade e a criatividade para ajudar a formar para o saber de forma criativa e recreativa. A biblioteca escolar, a biblioteca municipal e o trabalho em rede, numa conjugação de esforços e vontades, são indicados como os locais e o modo onde se pratica a leitura de forma dinâmica e prazerosa, para o desenvolvimento de aprendizagens ativas, através de um trabalho mais qualificado e eficaz e com uma boa gestão e partilha de recursos. Seguidamente, indica-se a metodologia utilizada para estudar os projetos de leitura implementados na biblioteca escolar e pública e escutam-se em entrevistas as opiniões dos responsáveis pelas bibliotecas e pelos projetos. Na apresentação dos resultados, resumem-se as categorias de análise para cada entrevistado individualmente, faz-se uma análise de conjunto, apresentam-se e descrevem-se os projetos de leitura e analisam-se tendo por base um modelo de análise. Da análise documental e dos dados recolhidos através das entrevistas, o trabalho em rede parecer ser visto como uma mais-valia para alcançar melhores resultados, quer no âmbito da literacia, quer na promoção da leitura. |
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