Storytelling na publicidade audiovisual em datas comemorativas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Douglas Alexandre de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13929
Resumo: Na sociedade atual há um grande número de estímulos que disputam pela atenção do público, configurando uma economia da atenção. Neste contexto, o storytelling surge como uma ferramenta que pode ser utilizada na publicidade para captar e manter a atenção da audiência. Através deste estudo buscou-se entender a aplicação da técnica do storytelling na publicidade audiovisual, as bases dessa estratégia de comunicação. Para que se pudesse chegar a este objetivo foi realizado um estudo de caso, onde foram selecionados sete filmes publicitários de uma empresa de grande relevância no Brasil, o Banco Itaú. Os anúncios foram analisados através do método hermenêutico, onde foi utilizado um modelo de leitura fílmica semiótica-social. Como resultado da análise, percebeu-se três fatores de maior relevância no storytelling desenvolvido nos filmes publicitários. A necessidade de haver um plot twist, que dê uma dinâmica para a história, uma composição de imagem que faça referências à marca através de aspectos visuais e o uso de elementos que se relacionam com o cotidiano da sociedade. Através deste trabalho, foi possível estabelecer uma estrutura básica de construção do storytelling por meio de elementos chave. A tarefa de comunicar de forma eficiente atualmente não é fácil, portanto, conhecer e entender as ferramentas que podem auxiliar nesta tarefa é algo de grande valia.
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