Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18274 |
Resumo: | Com o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track. |
id |
RCAP_eb58808ed6fc3b22c773318065ec0d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18274 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real SegurosActividade seguradoraQuota de mercadoMarketing de serviçosPosicionamentoInsurance activityMarket shareServices marketingPositioningCom o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track.Universidade de Évora2016-04-13T10:05:52Z2016-04-132007-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18274http://hdl.handle.net/10174/18274pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt256Araújo, Carla Isabel Antunes Nabaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:12.089958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
title |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
spellingShingle |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais Actividade seguradora Quota de mercado Marketing de serviços Posicionamento Insurance activity Market share Services marketing Positioning |
title_short |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
title_full |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
title_fullStr |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
title_full_unstemmed |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
title_sort |
Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros |
author |
Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais |
author_facet |
Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Actividade seguradora Quota de mercado Marketing de serviços Posicionamento Insurance activity Market share Services marketing Positioning |
topic |
Actividade seguradora Quota de mercado Marketing de serviços Posicionamento Insurance activity Market share Services marketing Positioning |
description |
Com o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-01T00:00:00Z 2016-04-13T10:05:52Z 2016-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18274 http://hdl.handle.net/10174/18274 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. teses@bib.uevora.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136584405090304 |