Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18274
Resumo: Com o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track.
id RCAP_eb58808ed6fc3b22c773318065ec0d86
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real SegurosActividade seguradoraQuota de mercadoMarketing de serviçosPosicionamentoInsurance activityMarket shareServices marketingPositioningCom o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track.Universidade de Évora2016-04-13T10:05:52Z2016-04-132007-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18274http://hdl.handle.net/10174/18274pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt256Araújo, Carla Isabel Antunes Nabaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:12.089958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
title Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
spellingShingle Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais
Actividade seguradora
Quota de mercado
Marketing de serviços
Posicionamento
Insurance activity
Market share
Services marketing
Positioning
title_short Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
title_full Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
title_fullStr Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
title_full_unstemmed Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
title_sort Estudo do posiconamento da actividade seguradora : o caso da Real Seguros
author Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais
author_facet Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Carla Isabel Antunes Nabais
dc.subject.por.fl_str_mv Actividade seguradora
Quota de mercado
Marketing de serviços
Posicionamento
Insurance activity
Market share
Services marketing
Positioning
topic Actividade seguradora
Quota de mercado
Marketing de serviços
Posicionamento
Insurance activity
Market share
Services marketing
Positioning
description Com o presente estudo analisaram-se os diversos ramos de seguros de diversas Seguradoras que operam no mercado segurador português, com o objectivo de determinar o posicionamento da Real Seguros. A análise foi realizada através de dados fornecidos pelo Instituto Seguros de Portugal que se reportam a 2005. Os resultados analisados das diversas seguradoras mostram que a Real Seguros representa 2,8% da quota de mercado, apresentando um crescimento de 9,1% que se deve fundamentalmente ao Ramo Vida e aos elevados investimentos na notoriedade da marca. É também objetivo do presente estudo, compreender quais as motivações dos clientes e mediadores na escolha da Real Seguros. Para isso efectuaram-se questionários nos quais se obtiveram 100 respondentes clientes e 100 respondentes mediadores válidos. Verificou-se que o preço é fundamental quer para a subscrição de um seguro, no caso dos clientes, quer para a venda do mesmo, no caso dos mediadores. Contudo, dada a elevada concorrência no sector, a eficiência de uma seguradora é cada vez mais importante para um serviço bem prestado e consequente fidelização dos clientes e mediadores. Os questionários também permitiram verificar que os clientes e os mediadores estão satisfeitos com o serviço prestado pela Real Seguros, indicando assim que a empresa está num bom caminho. ABSTRACT; ln the present study several insurance companies that operate in the Portuguesa market were analyzed on the topic of their insurance activity with the objective of determining the positioning of the Real Seguros Company. This analysis was produced with data from the Portuguesa lnsurance institute concerning to the year of 2005. Results show that Real Seguros represents 2,8% of the insurance market share, and presents a rate of grow of 9,1% mainly due to the Life business and to high investments in the brand awareness. This study also aimed at understanding the main motivations of clients and intermediaries for choosing the Real Seguros. For this matter, questionnaires were carried out both to clients and intermediaries resulting 100 valid respondents for each group. lt was verified that price is fundamental for insurance subscription and for its sail concerning clients and mediators, respectively. Nevertheless, due to the high competition of this sector, the efficiency of an insurance company is everyday more important for a good service and consequent fidelity of clients and intermediaries. Questionnaires also showed that clients and intermediaries are pleased with the Real Seguros service indicating that the company is on a good track.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-01T00:00:00Z
2016-04-13T10:05:52Z
2016-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18274
http://hdl.handle.net/10174/18274
url http://hdl.handle.net/10174/18274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136584405090304