Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Isabel Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11561
Resumo: A mudança de paradigma e a forma de ultrapassar uma abordagem educacional focada na deficiência é promover guiões que assinalem a participação como a meta preferencial de intervenção e identificar maneiras de avaliar as variáveis do ambiente que afetem o contorno educacional da criança. O Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) foi desenhado com base na Classificação Internacional de Funcionalidade – Crianças e Jovens (CIF-CJ), de forma a aglutinar todos os códigos relacionados com o domínio da comunicação. O presente estudo teve como objetivo aferir em que medida o Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) pode ser utilizado como instrumento de apoio aos profissionais para descrever os domínios da comunicação nos perfis de funcionalidade e na definição dos objetivos de intervenção. Para a concretização deste objetivo analisamos o perfil de funcionalidade de 90 Planos Educativos Individuais (PEI’s), bem como os objetivos de intervenção dos PEI que os apresentavam, como recurso ao Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ).
id RCAP_eb8fd2bfae17277ef73ce43b00d839d1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivosComunicaçãoCIF-CJComunicação aumentativa e alternativaCommunicationAugmentative and alternative communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA mudança de paradigma e a forma de ultrapassar uma abordagem educacional focada na deficiência é promover guiões que assinalem a participação como a meta preferencial de intervenção e identificar maneiras de avaliar as variáveis do ambiente que afetem o contorno educacional da criança. O Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) foi desenhado com base na Classificação Internacional de Funcionalidade – Crianças e Jovens (CIF-CJ), de forma a aglutinar todos os códigos relacionados com o domínio da comunicação. O presente estudo teve como objetivo aferir em que medida o Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) pode ser utilizado como instrumento de apoio aos profissionais para descrever os domínios da comunicação nos perfis de funcionalidade e na definição dos objetivos de intervenção. Para a concretização deste objetivo analisamos o perfil de funcionalidade de 90 Planos Educativos Individuais (PEI’s), bem como os objetivos de intervenção dos PEI que os apresentavam, como recurso ao Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ).Changing the paradigm and overcoming a disability-focused approach to education is to promote scripts that signal participation as the preferred goal of intervention and to identify ways of assessing environmental variables that affect the educational outline of the child. The Communication Support Inventory for Children and Youth (ISC-CJ) was designed based on the International Classification of Functioning - Children and Youth (CIF-CJ), in order to bring together all the codes related to the field of communication. The objective of this study was to evaluate the extent to which the Communication Support Inventory - Children and Youth (ISC-CJ) can be used as a tool to support professionals to describe the domains of communication in the profiles of functionality and the definition of objectives intervention. In order to achieve this goal, we analyzed the functional profile of 90 Individual Educational Plans (PEI's), as well as the intervention objectives of the PEI that presented them, as a resource to the Inventory of Communication Supports - Children and Youth (ISC-CJ).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSanches-Ferreira, ManuelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Sara Isabel Santos2018-05-09T15:35:11Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11561TID:201914247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:55.592891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
title Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
spellingShingle Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
Oliveira, Sara Isabel Santos
Comunicação
CIF-CJ
Comunicação aumentativa e alternativa
Communication
Augmentative and alternative communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
title_full Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
title_fullStr Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
title_full_unstemmed Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
title_sort Congruência entre o perfil de funcionalidade e os objectivos, delineados no PEI, de crianças com perturbações da comunicação - validação de um instrumento auxiliar na definição de objectivos
author Oliveira, Sara Isabel Santos
author_facet Oliveira, Sara Isabel Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches-Ferreira, Manuela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Isabel Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
CIF-CJ
Comunicação aumentativa e alternativa
Communication
Augmentative and alternative communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
CIF-CJ
Comunicação aumentativa e alternativa
Communication
Augmentative and alternative communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A mudança de paradigma e a forma de ultrapassar uma abordagem educacional focada na deficiência é promover guiões que assinalem a participação como a meta preferencial de intervenção e identificar maneiras de avaliar as variáveis do ambiente que afetem o contorno educacional da criança. O Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) foi desenhado com base na Classificação Internacional de Funcionalidade – Crianças e Jovens (CIF-CJ), de forma a aglutinar todos os códigos relacionados com o domínio da comunicação. O presente estudo teve como objetivo aferir em que medida o Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ) pode ser utilizado como instrumento de apoio aos profissionais para descrever os domínios da comunicação nos perfis de funcionalidade e na definição dos objetivos de intervenção. Para a concretização deste objetivo analisamos o perfil de funcionalidade de 90 Planos Educativos Individuais (PEI’s), bem como os objetivos de intervenção dos PEI que os apresentavam, como recurso ao Inventário de Suportes para a Comunicação – Crianças e Jovens (ISC-CJ).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-05-09T15:35:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11561
TID:201914247
url http://hdl.handle.net/10400.22/11561
identifier_str_mv TID:201914247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413628321792