Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27541
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_eb921ef7aa14eaf65b4cb21097c74473
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticasTrabalho colaborativoCentro educativoLiderançaSupervisãoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Esta investigação centrou-se no estudo das dinâmicas de trabalho colaborativo dos docentes de um Centro Escolar da região de Lisboa. Nesse sentido, investigamos o contexto profissional e as representações conceptuais de trabalho colaborativo dos participantes no estudo. Indagamos as suas práticas colaborativas, bem como, os obstáculos e benefícios do trabalho colaborativo no referido estabelecimento de ensino. O quadro teórico de referência focou-se numa revisão da literatura sobre as instituições educativas e a cultura organizacional; os docentes e a sua cultura profissional; bem como, a colaboração e a supervisão num contexto de mudança. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza predominantemente qualitativa, na vertente de estudo de caso. A recolha de informação foi realizada através de inquéritos por questionário, entrevistas e análise documental. Posteriormente, procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos. Os resultados permitiram-nos concluir que, apesar dos docentes terem uma representação conceptual de trabalho colaborativo como uma estratégia importante e positiva no desenvolvimento da docência, na prática existe uma cultura docente essencialmente individualista, revelando, uma certa incongruência entre o que consideram ser mais adequado fazer e o que fazem efetivamente. Constatamos também que a mudança para o Centro Escolar trouxe benefícios associados às boas condições físicas, mas, paradoxalmente, contribuiu para um distanciamento entre os docentes. A dimensão e as particularidades do edifício, bem como a complexidade de interações, devido à presença de muita gente, são fatores com uma influência muito marcante na dinâmica escolar em geral e no desenvolvimento do trabalho colaborativo em particular. Com uma cultura essencialmente individualista, as exceções em que ocorrem trabalho colaborativo de forma espontânea e voluntária, sucedem fundamentalmente entre professores que mantém uma relação de amizade, partilham a mesma ideia de ensino e lecionam o mesmo ano de escolaridade. A articulação entre os docentes da educação pré-escolar e do 1º ciclo, na prática traduz-se apenas em reuniões e atividades pontuais, pouco frutíferas e sem impacto significativo na aprendizagem dos alunos. Evidencia-se ainda a importância e influência da liderança e da supervisão na dinâmica do estabelecimento escolar. A atuação da atual coordenadora de estabelecimento apresenta características de uma liderança democrática e transformacional, que procura implementar práticas colaborativas. Denota-se, no entanto, a necessidade de uma supervisão com uma visão estratégica que fomente o sentimento de pertença a uma comunidade, promotora de uma efetiva implicação dos docentes na dinâmica do Centro Escolar, no sentido de uma verdadeira cultura de colaboração.This research is focused on the study of the dynamics of collaborative work among the teachers of a School Centre in the region of Lisbon. This way, we have researched the professional context and the conceptual representations of collaborative work of the participants in the study. We have asked about their collaborative practices as well as about the obstacles and advantages of collaborative work in the referred educational establishment. The theoretical framework is based on a revision of the literature about educational institutions and organizational culture; teachers and their professional culture; and also the collaboration and supervision in a context of change. We have chosen a research methodology essentially qualitative in the form of a case study. The gathering of information was conducted through questionnaire surveys, interviews and document analysis. Afterwards, we proceeded to the triangulation of the gathered data. The results allowed us to conclude that, although teachers assess the conceptual representation of collaborative work as an important and positive strategy for the development of teaching methods, in practice there is an essentially individualist teaching culture, revealing a certain incongruence between what teachers consider to be the most adequate thing to do and what is actually done. We have also found out that the change to a big School Centre has brought benefits related to the good physical conditions, but it has paradoxically contributed to the increase in distance between teachers. The size and details of the building, and also the complexity of interaction, due to the presence of many people, are factors with an outstanding influence in the school dynamics in general, and in the development of collaborative work in particular. With such an individualist culture, the exceptions of collaborative work that occurs spontaneous and voluntarily, happen mainly between teachers with a good friendship relationship, teachers who share the same teaching ideas and who teach the same school level. The link between pre-school teachers and primary school teachers is in practice reduced to meetings and specific activities, with little results and with no significant impact on the students learning process. It is also evident the importance and influence of leadership and supervision in the School Centre dynamics. The procedure of the current establishment coordinator shows characteristics of a democratic and transformational leadership which tries to implement collaborative practices. However, we find the need for supervision with a strategic vision that developing the feeling of belonging to a community that promotes the effective implication of teachers in the School Centre dynamics, towards a true culture of collaboration.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-2017-04-27T09:53:48Z20162016-11-282016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27541TID:201684713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:57.479526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
title Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
spellingShingle Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
Cardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-
Trabalho colaborativo
Centro educativo
Liderança
Supervisão
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
title_full Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
title_fullStr Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
title_full_unstemmed Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
title_sort Dinâmicas colaborativas entre docentes de um centro escolar da região de Lisboa : representações e práticas
author Cardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-
author_facet Cardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paula Cristina Monteiro Coito, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Centro educativo
Liderança
Supervisão
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trabalho colaborativo
Centro educativo
Liderança
Supervisão
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-11-28
2016-01-01T00:00:00Z
2017-04-27T09:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27541
TID:201684713
url http://hdl.handle.net/10451/27541
identifier_str_mv TID:201684713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134360127930368