Supervisão, liderança e trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação externa das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Cristina Sim Sim dos, 1966-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22480
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
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spelling Supervisão, liderança e trabalho colaborativo nos relatórios de avaliação externa das escolasSupervisão educativaLiderançaTrabalho colaborativoAvaliação das escolasAvaliação externaTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A avaliação externa das escolas (AEE), regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 31/2002, de 21 de dezembro, surge em consonância com as políticas educativas adotadas no sentido de se promover a avaliação institucional como um instrumento de melhoria e regulação da organização escolar. A crescente necessidade de prestação de contas irá obrigar a fomentar nas escolas uma interpelação sistemática sobre a qualidade das suas práticas. O presente estudo está alicerçado em três grandes temáticas que se articulam de forma sistemática e sistémica na instituição escolar: supervisão, liderança e colaboração, centrando-se na análise das dinâmicas que são exercidas em meio escolar nos domínios da Prestação do Serviço Educativo e Liderança para as relacionar com as classificações atribuídas pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), entidade responsável pela avaliação externa das escolas. Pretende-se também lançar um olhar ao impacto que o modelo avaliativo em estudo teve na melhoria dos processos, através da análise comparativa das classificações atribuídas no 1.º e no 2.º ciclo avaliativos. Partindo de um paradigma qualitativo de investigação com recurso a métodos qualitativos e quantitativos na análise da informação recolhida, a investigação consubstanciou-se na análise dos produtos de atividade da AEE – os relatórios de escolas da responsabilidade da IGEC - tendo sido, para o efeito, selecionados quarenta e quatro relatórios correspondentes a vinte e duas escolas da área da Grande Lisboa, nos domínios da Prestação do Serviço Educativo e Liderança. Do estudo, emergiram várias conclusões das quais se destacam as seguintes: as dinâmicas supervisivas e colaborativas em contextos escolar caraterizam-se pelo seu caráter normativo, burocrático e formal, centrado no desempenho de funções que lhes são prescritas, quer a nível externo, quer a nível interno; o modelo de liderança prevê uma partilha dos processos de tomada de decisão e de responsabilidades, que originam lideranças múltiplas que deverão assumir uma visão prospetiva do desenvolvimento escolar. As dinâmicas valorizadas nas escolas são as que assumem um questionamento contínuo e sistemático sobre as suas práticas e resultados; os aspetos avaliados com melhor desempenho situam-se na gestão dos recursos humanos e os mais frágeis são o trabalho realizado ao nível da articulação e sequencialidade.School external evaluation regulated by Decree n. º31/2002, of December 21, emerges aligned with educational policies adopted to promote institutional evaluation as an instrument of improvement and regulation of school organization. The growing necessity of accountability will urge schools to endorse a systematic questioning of the quality of their practices. The recent study builds on the three main themes which are expressed in a systematic and systemic way in the school institution: supervision, leadership and collaboration. This paper focus on the analysis of the dynamics that are put into action in a school-based environment within the areas of the Provision of Educational Services and Leadership, relating them with the evaluation issued by Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), the responsible body for implementing school external evaluation. It is also intended to look back over the impact that this evaluation model had on the improvement of processes throughout a comparative analysis of the evaluation issued in the 1st and 2nd evaluation cycles. Based on a qualitative paradigm of investigation, applying qualitative and quantitative methods in the analysis of the collected information, this research focused on the analysis of the outcomes of AEE activities - 44 reports, corresponding to 22 schools of the Greater Lisbon area in the sphere of Provision of Educational Services and Leadership were selected for this purpose. From this research, several conclusions can be drawn up, from which the following stand out: The supervision and collaborative dynamics of the school contexts can be characterized through its normative, bureaucratic and formal character, focusing on the performance of the functions prescribed, either externally, or, internally; the leadership model shows a process sharing of decision making and responsibilities, that originate multiple leaders which should adopt a prospective vision of school development. The stand out dynamics in schools are the ones that assume a continuous and systematic questioning about its practices and results; the aspects which were evaluated with the best performance can be found in the human resources management department and the weakest ones would be the efforts made on combined and sequential level.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Paula Cristina Sim Sim dos, 1966-2016-01-29T18:26:01Z20152015-10-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22480TID:201355175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:04.889228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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