A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6577 |
Resumo: | Exercer a docência, na atual conjuntura da educação brasileira, é um desafio para os novos professores licenciados, sobretudo, porque o contexto indica a aparição das mais diversas Instituições de Ensino Superior, tanto Pública quanto Particular, que se propõem ofertar cursos de graduações de “qualidade” ou que sugerem a aquisição de recursos necessários para que o candidato desenvolva sua profissão com segurança. A presente investigação procura analisar as percepções dos licenciados em Letras quanto a sua formação inicial e a caracterização dos enfoques na transposição didática nos currículos dos cursos de Licenciaturas em Letras. A partir da análise dos dados composta após pesquisa realizada através de entrevistas, pode-se notar que os discursos dos entrevistados evidenciam que eles concebem que não se sentem preparados para o exercício da docência com as competências e saberes adquiridos no curso de Licenciatura em Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Rede Particular do Nordeste brasileiro. O processo ensino-aprendizagem desses licenciados se caracteriza pelas deficiências de dispositivos apontados nas entrevistas, entre outros, a ausências de competências e saberes, contribui para a insegurança; o distanciamento da teoria e prática, e a não funcionalidade do estágio curricular na formação à docência. Mas o curso a despeito dos problemas identificados, teve, em geral, alguma aprovação dos licenciados. |
id |
RCAP_eb93e33e914e9ae8c4a71f6b535a23ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docênciaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPROFESSORESDOCÊNCIACOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMFORMAÇÃO DE PROFESSORESBRASILEDUCATIONTEACHERSTEACHINGPROFESSIONAL SKILLSTEACHING-LEARNING PROCESSTEACHERS EDUCATIONBRAZILExercer a docência, na atual conjuntura da educação brasileira, é um desafio para os novos professores licenciados, sobretudo, porque o contexto indica a aparição das mais diversas Instituições de Ensino Superior, tanto Pública quanto Particular, que se propõem ofertar cursos de graduações de “qualidade” ou que sugerem a aquisição de recursos necessários para que o candidato desenvolva sua profissão com segurança. A presente investigação procura analisar as percepções dos licenciados em Letras quanto a sua formação inicial e a caracterização dos enfoques na transposição didática nos currículos dos cursos de Licenciaturas em Letras. A partir da análise dos dados composta após pesquisa realizada através de entrevistas, pode-se notar que os discursos dos entrevistados evidenciam que eles concebem que não se sentem preparados para o exercício da docência com as competências e saberes adquiridos no curso de Licenciatura em Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Rede Particular do Nordeste brasileiro. O processo ensino-aprendizagem desses licenciados se caracteriza pelas deficiências de dispositivos apontados nas entrevistas, entre outros, a ausências de competências e saberes, contribui para a insegurança; o distanciamento da teoria e prática, e a não funcionalidade do estágio curricular na formação à docência. Mas o curso a despeito dos problemas identificados, teve, em geral, alguma aprovação dos licenciados.To work as teachers in the current situation of Brazilian education is a challenge for new graduates teachers, especially because the context indicates the appearance of the various institutions of higher education, both public as private, that propose to offer graduate courses "quality "or to suggest the acquisition of resources required for the candidate to develop their profession safely. This investigation tries to analyze the perceptions of graduates in writing as their initial training and the characterization of approaches in didactic transposition in the curricula of Undergraduate courses in Literature. From the analysis of the data made after research conducted through interviews, it may be noted that the interviews show that they conceive they do not feel prepared for the teaching profession with the skills and knowledge acquired in the Bachelor's Degree in Letters a Higher Education Institution (HEI) of Northeast Private Network Dollars. Of teaching-learning process of these graduates is characterized by the shortcomings of devices indicated in interviews, among others, the absence of skills and knowledge, contributes to insecurity; the distancing of theory and practice, and not functionality internship at training to teaching. But the course despite the problems identified, had, in general, any approval of graduates.2015-07-08T10:03:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6577TID:201251949porCosta, Adelson Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:00.682765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
title |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
spellingShingle |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência Costa, Adelson Carneiro MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROFESSORES DOCÊNCIA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASIL EDUCATION TEACHERS TEACHING PROFESSIONAL SKILLS TEACHING-LEARNING PROCESS TEACHERS EDUCATION BRAZIL |
title_short |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
title_full |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
title_fullStr |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
title_full_unstemmed |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
title_sort |
A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência |
author |
Costa, Adelson Carneiro |
author_facet |
Costa, Adelson Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Adelson Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROFESSORES DOCÊNCIA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASIL EDUCATION TEACHERS TEACHING PROFESSIONAL SKILLS TEACHING-LEARNING PROCESS TEACHERS EDUCATION BRAZIL |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROFESSORES DOCÊNCIA COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRASIL EDUCATION TEACHERS TEACHING PROFESSIONAL SKILLS TEACHING-LEARNING PROCESS TEACHERS EDUCATION BRAZIL |
description |
Exercer a docência, na atual conjuntura da educação brasileira, é um desafio para os novos professores licenciados, sobretudo, porque o contexto indica a aparição das mais diversas Instituições de Ensino Superior, tanto Pública quanto Particular, que se propõem ofertar cursos de graduações de “qualidade” ou que sugerem a aquisição de recursos necessários para que o candidato desenvolva sua profissão com segurança. A presente investigação procura analisar as percepções dos licenciados em Letras quanto a sua formação inicial e a caracterização dos enfoques na transposição didática nos currículos dos cursos de Licenciaturas em Letras. A partir da análise dos dados composta após pesquisa realizada através de entrevistas, pode-se notar que os discursos dos entrevistados evidenciam que eles concebem que não se sentem preparados para o exercício da docência com as competências e saberes adquiridos no curso de Licenciatura em Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Rede Particular do Nordeste brasileiro. O processo ensino-aprendizagem desses licenciados se caracteriza pelas deficiências de dispositivos apontados nas entrevistas, entre outros, a ausências de competências e saberes, contribui para a insegurança; o distanciamento da teoria e prática, e a não funcionalidade do estágio curricular na formação à docência. Mas o curso a despeito dos problemas identificados, teve, em geral, alguma aprovação dos licenciados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08T10:03:54Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6577 TID:201251949 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6577 |
identifier_str_mv |
TID:201251949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131217454432256 |