A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adelson Carneiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6577
Resumo: Exercer a docência, na atual conjuntura da educação brasileira, é um desafio para os novos professores licenciados, sobretudo, porque o contexto indica a aparição das mais diversas Instituições de Ensino Superior, tanto Pública quanto Particular, que se propõem ofertar cursos de graduações de “qualidade” ou que sugerem a aquisição de recursos necessários para que o candidato desenvolva sua profissão com segurança. A presente investigação procura analisar as percepções dos licenciados em Letras quanto a sua formação inicial e a caracterização dos enfoques na transposição didática nos currículos dos cursos de Licenciaturas em Letras. A partir da análise dos dados composta após pesquisa realizada através de entrevistas, pode-se notar que os discursos dos entrevistados evidenciam que eles concebem que não se sentem preparados para o exercício da docência com as competências e saberes adquiridos no curso de Licenciatura em Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Rede Particular do Nordeste brasileiro. O processo ensino-aprendizagem desses licenciados se caracteriza pelas deficiências de dispositivos apontados nas entrevistas, entre outros, a ausências de competências e saberes, contribui para a insegurança; o distanciamento da teoria e prática, e a não funcionalidade do estágio curricular na formação à docência. Mas o curso a despeito dos problemas identificados, teve, em geral, alguma aprovação dos licenciados.
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