Intenções voluntárias de saída e desempenho profissional: O papel moderador do efeito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Inês Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5249
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário
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spelling Intenções voluntárias de saída e desempenho profissional: O papel moderador do efeito.Intenções de saídaPerceção de desempenhoGeração YGeração XGeração Baby BoomersTurnover intentionsPerceived performanceGeneration YGeneration XBaby Boomers GenerationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto UniversitárioEste estudo pretende avaliar qual o impacto das intenções de saída voluntária na perceção de desempenho e verificar se o efeito geracional desempenha um papel moderador nesta relação. Para tal foi construído o seguinte problema: Que relação poderá existir entre intenções de saída e a perceção de desempenho dos Trabalhadores? Será que esta relação é afetada pela geração a que pertencem? As hipóteses de estudo formuladas para encontrar resposta ao problema foram: (I) as intenções de saída têm um efeito direto e negativo na perceção de desempenho, (II) a Geração Baby Boomers terá menores níveis de intenções de saída do que as gerações X ou Y, e (III) as gerações exercem um efeito moderador entre as intenções de saída voluntária e a perceção de desempenho individual. Participaram neste estudo 525 trabalhadores em contexto ativo de mercado de trabalho, inseridos em diversas organizações de todo o País. De facto, verificou-se que as intenções de saída têm um efeito negativo na perceção de desempenho dos trabalhadores. Em segundo lugar, não se verificaram diferenças significativas nas intenções de saída entre as três gerações. Finalmente, o efeito moderador das gerações, apenas se verificou no caso das gerações Y e X.ABSTRACT: This study aims to assess the impact of voluntary turnover intentions on the perception of performance. Regarding this problem we have built the following case study: What relationship may exist between turnover intentions and perceived performance of workers? Is this relationship affected by the generation to which they belong? The study hypotheses formulated to find an answer to the problem were: I) turnover intentions have a negative direct effect on the perception of performance, (II) Baby Boomers Generation will have lower turnover intentions than Generations X or Y, and (III) the generations have a moderating effect between turnover intentions and perception of performance. 525 Employees participated in this study in the context of active labor market, working in various organizations throughout the country. Indeed, it was found that turnover intentions have a negative effect on employees’ perceived performance. Secondly, there were no significant differences found in turnover intentions between the three generations. Finally, the moderating effect of the generations was only observed in the case of generations Y and X.Cesário, Francisco José SantosRepositório do ISPAPires, Maria Inês Ferreira2017-02-10T19:11:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5249TID:201095807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T02:16:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:03.894348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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