Impacto da música ambiente nas vendas de hipermercados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19050 |
Resumo: | A música é uma arte presente no dia-a-dia de qualquer pessoa. Esta pode ser utilizada como uma ferramenta do Marketing, afetando o comportamento do consumidor e beneficiando as marcas. Associados a isto, encontram-se os hipermercados, mercado crescente em Portugal, com grande impacto na sua economia. Assim, a duração da compra, a satisfação e a vontade de regressar são ferramentas para atingir um aumento das vendas dos hipermercados. A música, através das suas características – notoriedade, tipo, tempo e volume – pode ser um meio para as atingir. O principal objetivo desta dissertação passa por verificar se a música e as suas características, tempo, notoriedade, tipo e volume, podem alterar os comportamentos dos consumidores, de forma benéfica para os hipermercados, mais particularmente tendo um impacto positivo nas vendas. Foram realizados dois estudos: (1) entrevistas direcionadas a profissionais da área, com vista a compreender a sua experiência e opinião, e (2) inquéritos aos clientes, avaliados por 9 hipóteses, formuladas a partir da revisão da literatura. Para análise dos dados quantitativos recorreu-se ao SPSS, mais especificamente a testes não paramétricos: independência do Qui-Quadrado e Fisher. Os principais resultados apurados, com contribuições da revisão de literatura relevantes sobre o tema, realçam o possível efeito inconsciente da música e impacto no comportamento do consumidor, conforme as características da mesma. Destacam ainda uma importância da música para o bem-estar do mesmo, afetando as suas emoções. |
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Impacto da música ambiente nas vendas de hipermercadosMúsicaHipermercadosVendasComportamento do consumidorMusicHypermarketsSalesConsumer behaviorA música é uma arte presente no dia-a-dia de qualquer pessoa. Esta pode ser utilizada como uma ferramenta do Marketing, afetando o comportamento do consumidor e beneficiando as marcas. Associados a isto, encontram-se os hipermercados, mercado crescente em Portugal, com grande impacto na sua economia. Assim, a duração da compra, a satisfação e a vontade de regressar são ferramentas para atingir um aumento das vendas dos hipermercados. A música, através das suas características – notoriedade, tipo, tempo e volume – pode ser um meio para as atingir. O principal objetivo desta dissertação passa por verificar se a música e as suas características, tempo, notoriedade, tipo e volume, podem alterar os comportamentos dos consumidores, de forma benéfica para os hipermercados, mais particularmente tendo um impacto positivo nas vendas. Foram realizados dois estudos: (1) entrevistas direcionadas a profissionais da área, com vista a compreender a sua experiência e opinião, e (2) inquéritos aos clientes, avaliados por 9 hipóteses, formuladas a partir da revisão da literatura. Para análise dos dados quantitativos recorreu-se ao SPSS, mais especificamente a testes não paramétricos: independência do Qui-Quadrado e Fisher. Os principais resultados apurados, com contribuições da revisão de literatura relevantes sobre o tema, realçam o possível efeito inconsciente da música e impacto no comportamento do consumidor, conforme as características da mesma. Destacam ainda uma importância da música para o bem-estar do mesmo, afetando as suas emoções.Music is an art form which is present on everyone’s daily routine. It can be used as a Marketing tool, affecting the consumer behavior and benefiting each brand. Associated to this, one can identify the hypermarkets, a growing market in Portugal, with huge impact in the Portuguese economy. Purchase duration, consumer satisfaction, and willingness to comeback stand out as means to increase sales in hypermarkets. Through its characteristics – familiarity, type, tempo and volume – music may be a way to achieve these means. This dissertation aims to verify whether music and its characteristics, tempo, familiarity, type and volume can alter consumer behavior, benefitting hypermarkets, particularly with positive impact in sales. Two studies were conducted: (1) directed interviews with Marketing professionals, with the intent of understanding their experience and opinion, and (2) consumer surveys, assessed through 9 hypothesis, formulated from a literature review. In order to analyze quantitative data, SPSS was utilized, particularly for non-parametric tests: Chi-Square test of independence and Fisher. The main results from both methodologies, with relevant contributions from literature review, emphasize the possible subconscious music effect and impact on consumer behavior, according to said music characteristics. Furthermore, findings of this study draw attention to music importance to consumer well-being, as it affects his or her emotions.2022-11-10T00:00:00Z2019-11-11T00:00:00Z2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19050TID:202313565porMartins, Maria Inês Cunha de Eça de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:57.803418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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