The strategic effects of investment in corporate social responsibility
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28547 |
Resumo: | À medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos. |
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The strategic effects of investment in corporate social responsibilityResponsabilidade social corporativaOligopólioDiferenciação de produtoCorporate social responsibilityOligopolyProduct differentiationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoÀ medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos.As the world evolved, sustainability began to be a growing concern. This led to firms becoming increasingly socially responsible. This growth drove to the development of studies, frameworks and attempts of formulation of a consistent definition of corporate social responsibility. We contribute to this emerging topic by analyzing the equilibrium outcomes of a market where two socially responsible firms compete and the equilibrium outcomes that arise in a market where one so- cially responsible firm competes with a non-socially responsible firm. Furthermore, we study the impact of the firms” investment in corporate social responsibility and how their decisions may depend on the degree of differentiation of these firms products.Cunha, Mariana Alves daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardantas, Maria Miguel de Abrunhosa2019-11-04T09:59:38Z2019-07-052019-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28547TID:202273504enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:54.814802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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À medida que o mundo evoluiu, a sustentabilidade começou a ser uma problemática crescente. Tal levou a que as empresas se tornassem cada vez mais socialmente responsáveis. Este crescimento despoletou a criação de estudos, teorias e tentativas de formulação de uma definição consistente de responsabilidade social corporativa. Contribuimos para este tema emergente através da análise dos resultados de equilíbrio de um mercado onde duas empresas socialmente responsáveis competem e dos resultados de equilíbrio que surgem de um mercado onde apenas uma empresa socialmente responsável compete com uma empresa não-socialmente responsável. Além disso, analisamos o impacto do investimento em responsabilidade social corporativa por parte das empresas e, de que modo, as suas decisões estratégicas podem depender do grau de diferenciação dos seus produtos. |
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