A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Cristina Soares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58345
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_ebc77d8172b3b283ae288fa72f078973
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?Musical analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques?Análise musicalCiências musicaisTransversalidadeInterdisciplinaridadeMusical analysisMusicologyTransversalityInterdisciplinaryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaElaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, o presente Relatório de Estágio descreve a conceção, desenvolvimento e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada intitulado A Análise Musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição? O projeto foi implementado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de Recrutamento M30 (História da Cultura e das Artes) e M28 (Formação Musical). Partindo da constatação de que a componente de Análise Musical é abordada, na maioria dos casos, quase exclusivamente nas aulas de Análise e Técnicas de Composição, foi objetivo principal deste projeto afirmar/valorizar a sua transversalidade no ensino artístico especializado da música, não descurando o seu valor enquanto disciplina autónoma. À luz da literatura sobre estratégias de aprendizagem na componente de Análise Musical apresentam-se exemplos da prática pedagógica realizada nas disciplinas de História da Cultura e das Artes – História da Música e de Formação Musical, pautados pela inclusão de atividades analíticas de repertório musical renascentista. Dos resultados obtidos nos inquéritos realizados aos alunos e professores, demonstra-se que a inclusão da Análise Musical nestas disciplinas contribuiu para um conhecimento musical mais significativo.Written within the scope of the Professional Internship of the Master of Music Education of Minho University, the present report describes the design, development and evaluation of the Pedagogical Supervised Intervention’s Project entitled Musical Analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques? The project was developed in the Music Conservatory Calouste Gulbenkian in Braga, in the History of Culture and Arts (M30) and Musical Theory (M28) classes. Assuming that the musical analysis component is approached, in the majority of cases, almost exclusively in the Analysis and Composition Techniques classes, the main objective of this project was to affirm/value its transversality in the music specialized artistic education, without denying its own value as an autonomous discipline. In the light of the literature about learning strategies in the analysis musical component, some examples of pedagogical practice within the subjects of History of Culture and Arts – Music History and Musical Theory are given. They were based on the inclusion of analytical activities of renaissance musical repertory. From the results obtained in the surveys carried out to students and teachers, it is shown that the inclusion of Musical Analysis in these subjects contributed to a more significant musical knowledge.Lessa, ElisaUniversidade do MinhoSilva, Andreia Cristina Soares da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58345por202138380info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:05.923175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
Musical analysis in the education of young musicians: exclusive component of the subject of Analysis and Composition Techniques?
title A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
spellingShingle A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
Silva, Andreia Cristina Soares da
Análise musical
Ciências musicais
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Musical analysis
Musicology
Transversality
Interdisciplinary
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
title_full A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
title_fullStr A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
title_full_unstemmed A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
title_sort A análise musical na formação do jovem músico: componente exclusiva da disciplina de Análise e Técnicas de Composição?
author Silva, Andreia Cristina Soares da
author_facet Silva, Andreia Cristina Soares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lessa, Elisa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Cristina Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise musical
Ciências musicais
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Musical analysis
Musicology
Transversality
Interdisciplinary
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Análise musical
Ciências musicais
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Musical analysis
Musicology
Transversality
Interdisciplinary
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58345
url http://hdl.handle.net/1822/58345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202138380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132502130950144