Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuel Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4200
Resumo: A presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.
id RCAP_ebe0a09e82e7dd0d3866fd664ff321f5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocionalBullyingComportamentos agressivos1º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão emocionalInteligência emocionalBullyingAggressive behavior1st Cycle of Basic EducationEmotional understandingEmotional intelligencePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.This research aims to relate bullying in 1st cycle students with emotional understanding in a public school in the Autonomous Region of Madeira. A quantitative, transversal and correlational methodology was used. The sample of 130 students from the 1st cycle of basic education, aged between 7 (5.5%) 8 and 9 years (45.4%) and 10 years (3.8%), with participants of both sexes, 50.8% male, and 49.2% female. To assess the variables, two adapted instruments were used, the Comprehension of Emotions Test: TEC, and the Bullying Questionnaire. In this context, it was found that students have an effective perception of bullying identifying themselves as being a victim of bullying or as an aggressor. In this sense, the components of emotional understanding, such as recognition, desires, beliefs, memory, regulation of emotions, mixed emotions, moral judgments, are associated with bullying, which leads us to a premise that those who perceive that their emotional states present better conditions to overcome aggressive situations.Franco, Maria da Glória Salazar D`eça CostaBeja, Maria João Gouveia PereiraDigitUMaSilva, Emanuel Rodrigues da2022-03-30T09:24:05Z2022-01-12T00:00:00Z2022-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4200202976939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:25Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:07.424998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
title Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
spellingShingle Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
Silva, Emanuel Rodrigues da
Bullying
Comportamentos agressivos
1º Ciclo do Ensino Básico
Compreensão emocional
Inteligência emocional
Bullying
Aggressive behavior
1st Cycle of Basic Education
Emotional understanding
Emotional intelligence
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
title_full Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
title_fullStr Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
title_full_unstemmed Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
title_sort Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
author Silva, Emanuel Rodrigues da
author_facet Silva, Emanuel Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa
Beja, Maria João Gouveia Pereira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanuel Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Comportamentos agressivos
1º Ciclo do Ensino Básico
Compreensão emocional
Inteligência emocional
Bullying
Aggressive behavior
1st Cycle of Basic Education
Emotional understanding
Emotional intelligence
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bullying
Comportamentos agressivos
1º Ciclo do Ensino Básico
Compreensão emocional
Inteligência emocional
Bullying
Aggressive behavior
1st Cycle of Basic Education
Emotional understanding
Emotional intelligence
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30T09:24:05Z
2022-01-12T00:00:00Z
2022-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4200
202976939
url http://hdl.handle.net/10400.13/4200
identifier_str_mv 202976939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129949423009792