O contributo do Programa de Interação e Socialização pela Música (PISM), na promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos com Trissomia 21, entre pares sem e com Trissomia 21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5535 |
Resumo: | Pretendeu-se com esta investigação, compreender o contributo do Programa de Interação e Socialização pela Música (PISM), aplicado em 39 sessões, na promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos com Trissomia 21 (T21), com os seus pares sem necessidades educativas especiais (NEE). Participaram neste estudo de caso 16 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de idade, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Loulé, do distrito de Faro, durante o ano letivo de 2013/2014. Estes dados foram recolhidos através da técnica Focus Group aos alunos sem NEE. Foram também utilizadas grelhas de registo. Os dados foram tratados com base numa metodologia qualitativa. Concluiu-se que o programa de Educação Musical PISM permitiu aos alunos com T21, na opinião dos colegas sem NEE, melhorar o seu desenvolvimento pessoal e social, tal como, a sua capacidade de comunicação, participação, interação, convivência, com os seus pares e compreensão em relação ao que lhes era proposto. A Música é vista por todos como um meio privilegiado que quebra qualquer diferença que exista entre eles, sendo esta considerada como um canal de comunicação sem barreiras, onde todos podem aprender com todos, ou seja, a Música é uma linguagem universal promotora de amizade. |
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O contributo do Programa de Interação e Socialização pela Música (PISM), na promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos com Trissomia 21, entre pares sem e com Trissomia 21Trissomia 21Educação musicalMúsicaInclusãoInteraçãoSocializaçãoDesenvolvimento pessoal e socialTrisomy 21Music educationMusicInclusionInteractionSocializationPersonal and social developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaPretendeu-se com esta investigação, compreender o contributo do Programa de Interação e Socialização pela Música (PISM), aplicado em 39 sessões, na promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos com Trissomia 21 (T21), com os seus pares sem necessidades educativas especiais (NEE). Participaram neste estudo de caso 16 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de idade, de um Agrupamento de Escolas do concelho de Loulé, do distrito de Faro, durante o ano letivo de 2013/2014. Estes dados foram recolhidos através da técnica Focus Group aos alunos sem NEE. Foram também utilizadas grelhas de registo. Os dados foram tratados com base numa metodologia qualitativa. Concluiu-se que o programa de Educação Musical PISM permitiu aos alunos com T21, na opinião dos colegas sem NEE, melhorar o seu desenvolvimento pessoal e social, tal como, a sua capacidade de comunicação, participação, interação, convivência, com os seus pares e compreensão em relação ao que lhes era proposto. A Música é vista por todos como um meio privilegiado que quebra qualquer diferença que exista entre eles, sendo esta considerada como um canal de comunicação sem barreiras, onde todos podem aprender com todos, ou seja, a Música é uma linguagem universal promotora de amizade.It was the aim of this investigation, to understand the contribution of the interaction program and Socialization for Music (PISM), applied in 39 sessions, the promotion of social and personal development of students with Trisomy 21 (T21), with their peers without special educational needs (SEN). Sixteen students, aged between 10 and 16 years old, participated in this case. They are from the municipality of Loulé, one of the Groups of Schools of this town, from the district of Faro, during the school year 2013/2014. These data were collected through technical Focus Group students without SEN. Registration grids were also used. Data were based on a qualitative methodology. It was concluded that the music education program PISM allowed students with T21, in the opinion of peers without special needs, improve their personal and social development, such as the ability to communicate, participate, interact, cooperate with peers and understand what was proposed. Music is seen by all as a privileged means breaking any difference that exists between them, which is considered as a channel of communication without barriers, where everyone can learn from everyone, that is, music is a universal language that promotes friendship.Coelho, FátimaNunes, ArmindoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Maria Sofia Florindo da Silva2016-09-26T12:33:24Z2016-07-28T00:00:00Z2016-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5535202208591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:51Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:24.297980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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