A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27633 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_ec012877148c976141a9906b0c240ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27633 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhadoTeoria de StakeholdersGestão da SustentabilidadeEducação acerca da SustentabilidadeCriação de Valor PartilhadoStakeholders TheorySustainability ManagementSustainability EducationValue CreationMestrado Bolonha em MarketingA sustentabilidade tem ganho expressão ao longo dos anos dentro das organizações e, paralelamente, a Gestão de Stakeholders com base na Teoria de Stakeholders, que pressupõe que o foco nas empresas, não é a empresa, mas a relação com os stakeholders. Assim, o objetivo deste estudo é compreender o domínio da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado entre stakeholders em projetos de gestão da sustentabilidade e analisar face a projetos de gestão da sustentabilidade: (1) a importância da educação acerca da sustentabilidade; (2) a influência da educação na criação de benefícios e interesses mútuos; e (3) a intervenção da ética dentro das relações entre stakeholders. A presente investigação foi conduzida por um processo de recolha de dados qualitativos, com recurso a entrevistas individuais semiestruturadas e uma pesquisa descritivo-explanatória, em que a estratégia de investigação é um Estudo de Caso, de horizonte temporal cross-sectional. A amostragem intencional deste caso de estudo advém da organização de um evento com a missão de educar através da desmistificação da sustentabilidade, por parte de uma associação sem fins lucrativos. Tratou-se de uma conferência em 2021, que juntou diversos stakeholders ligados à área da sustentabilidade, motivados pela partilha de experiências e conhecimentos sobre a temática de atuação. Os resultados obtidos a partir deste estudo revelam que os stakeholders valorizam a educação acerca da sustentabilidade dentro de projetos de gestão da sustentabilidade. Neste sentido, as duas perguntas de investigação; (1) que a educação acerca da sustentabilidade tem influência no relacionamento e na criação de valor partilhado entre stakeholders, dentro de projetos relacionados com gestão da sustentabilidade; e (2) que a ética associada a valores de sustentabilidade, afeta o relacionamento entre stakeholders em projetos de gestão da sustentabilidade, foram corroboradas. Conclui-se que a educação acerca sustentabilidade, de facto, facilita a criação de relações e benefícios mútuos, através da implementação de valores intrínsecos - como a tolerância - em oposição ao “greenwashing”. Para estudos futuros, é sugerida a consideração dos pilares da Sustentabilidade - sustentabilidade social, ambiental e financeira - e aplicação de um método de observação participativa, pela proximidade com a população da amostra.Sustainability has gained expression over the years within organizations. And so has stakeholder management, based on Stakeholders Theory, which assumes that the focus in companies is not the company but the relationship with stakeholders. This study aims to understand the domain of education about sustainability in the value creation among stakeholders in sustainability projects. It seeks to analyse: (1) the importance of education concerning sustainability; (2) the influence of education in creating mutual benefits and interests; and (3) the intervention of ethics within stakeholder relations. The present research was led by a qualitative data collection process, using semi-structured individual interviews, through descriptive-explanatory research. The strategy focuses on a Case Study of cross-sectional time horizon. The intentional sampling of this case study comes from the organization of an event by a non-profit association, whom mission was to educate through the demystification of sustainability. It was a conference in 2021, which brought together various stakeholders within the area of sustainability, with the will to share experiences and knowledge. The results obtained from this study reveal that stakeholders value education regarding sustainability, within sustainability management projects. The two research questions, (1) that education concerning sustainability has influence on the relationship and value creation among stakeholders, within projects related to sustainability management; and (2) that ethics associated with sustainability values, affects the relationship among stakeholders in sustainability management projects, are then validated. It is concluded that education regarding sustainability, in fact, facilitates the creation of relationships and mutual benefits, through the implementation of intrinsic values - such as tolerance - as opposite to greenwashing. For future studies, it is suggested the consideration of the Sustainability pillars - social, environmental and financial sustainability - and the application of a participative observation method, due to the proximity with the sample populationInstituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaBeres, Denisa Patrícia2023-10-17T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27633porBeres, Denisa Patrícia (2022). “A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-22T01:31:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:08.448430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
title |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
spellingShingle |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado Beres, Denisa Patrícia Teoria de Stakeholders Gestão da Sustentabilidade Educação acerca da Sustentabilidade Criação de Valor Partilhado Stakeholders Theory Sustainability Management Sustainability Education Value Creation |
title_short |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
title_full |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
title_fullStr |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
title_full_unstemmed |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
title_sort |
A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado |
author |
Beres, Denisa Patrícia |
author_facet |
Beres, Denisa Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beres, Denisa Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria de Stakeholders Gestão da Sustentabilidade Educação acerca da Sustentabilidade Criação de Valor Partilhado Stakeholders Theory Sustainability Management Sustainability Education Value Creation |
topic |
Teoria de Stakeholders Gestão da Sustentabilidade Educação acerca da Sustentabilidade Criação de Valor Partilhado Stakeholders Theory Sustainability Management Sustainability Education Value Creation |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-10-17T00:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27633 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Beres, Denisa Patrícia (2022). “A teoria de stakeholders aplicada à gestão da sustentabilidade : a influência da educação acerca da sustentabilidade na criação de valor partilhado”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131581137289216 |