Relatório de Estágio de Lígia Maria Oliveira Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lígia Maria Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20842
Resumo: O presente documento constitui o relatório de estágio inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, surgindo como um requisito à finalização do mesmo para a obtenção da profissionalização de docente com duplo perfil. Salienta-se a importância das metodologias adotadas neste percurso: a Investigação-Ação, que regeu toda ação, enquanto docente, e o percurso na Prática Educativa Supervisionada, e a de Trabalho de Projeto, assumindo uma dimensão didática. Estas possibilitaram a implementação e concretização de práticas pedagógicas refletidas, tendo por base a observação e reflexão contínua sobre os contextos educativos, promovendo uma atitude reflexiva e indagadora na prática docente. No presente relatório, evidenciam-se dois projetos desenvolvidos, entre outras intervenções, os quais focaram o desenvolvimento das crianças na área da Cidadania e Desenvolvimento. Destacam-se, assim, alguns conceitos abordados como a diferença, a multiculturalidade e o respeito pelo outro, uma vez que se acredita que a escola assume um papel fundamental na formação dos alunos para o exercício da cidadania e para a aquisição valores de justiça social, de igualdade e de solidariedade. Ressalta-se, por fim, o trabalho colaborativo com a equipa educativa, interações estas que resultaram num enorme crescimento pessoal e profissional, bem como o facto de se ter preconizado uma ação educativa inscrita no paradigma socioconstrutivista, tendo-se atribuído à criança o papel ativo de construtora do seu próprio conhecimento e agente principal no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
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