Perceção dos agentes educativos sobre a violência no namoro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rita Alexandra Malveiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6415
Resumo: A violência nas relações amorosas juvenis tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte da comunidade científica, sendo este já considerado um problema de grande dimensão à escala mundial. O contexto escolar é o local onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, pelo que estudar a perceção dos agentes educativos torna-se uma questão relevante, dado o importante papel que estes profissionais poderão ter na identificação e sinalização das situações de violência ocorridas nas relações amorosas. Assim sendo, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo analisar a perceção de onze agentes educativos sobre a violência no namoro em contexto escolar, mais especificamente: analisar a sua perceção em relação às dinâmicas e motivos para a ocorrência de violência no namoro; identificar a perceção que estes têm em relação às questões de género e das respostas e recursos disponíveis em meio escolar para fazer face a esta problemática. De uma forma geral, os resultados demonstram que os agentes educativos possuem uma perceção adequada e atualizada sobre a extensão da problemática. Relativamente às questões de género, os participantes apontam diferenças de género quanto ao impacto e pedidos de ajuda. Contudo, quanto aos motivos para a violência, a maioria dos participantes não apontou diferenças de género. Quanto à sua preparação para lidar com a problemática, os participantes referem que se sentem preparados e com formação adequada para lidar com o fenómeno. Com base nos resultados obtidos, considera-se pertinente dar continuidade ao estudo com este tipo de população, uma vez que os agentes educativos são elementos cruciais na monitorização do comportamento em contexto escolar.
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