Perceção dos agentes educativos sobre a violência no namoro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6415 |
Resumo: | A violência nas relações amorosas juvenis tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte da comunidade científica, sendo este já considerado um problema de grande dimensão à escala mundial. O contexto escolar é o local onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, pelo que estudar a perceção dos agentes educativos torna-se uma questão relevante, dado o importante papel que estes profissionais poderão ter na identificação e sinalização das situações de violência ocorridas nas relações amorosas. Assim sendo, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo analisar a perceção de onze agentes educativos sobre a violência no namoro em contexto escolar, mais especificamente: analisar a sua perceção em relação às dinâmicas e motivos para a ocorrência de violência no namoro; identificar a perceção que estes têm em relação às questões de género e das respostas e recursos disponíveis em meio escolar para fazer face a esta problemática. De uma forma geral, os resultados demonstram que os agentes educativos possuem uma perceção adequada e atualizada sobre a extensão da problemática. Relativamente às questões de género, os participantes apontam diferenças de género quanto ao impacto e pedidos de ajuda. Contudo, quanto aos motivos para a violência, a maioria dos participantes não apontou diferenças de género. Quanto à sua preparação para lidar com a problemática, os participantes referem que se sentem preparados e com formação adequada para lidar com o fenómeno. Com base nos resultados obtidos, considera-se pertinente dar continuidade ao estudo com este tipo de população, uma vez que os agentes educativos são elementos cruciais na monitorização do comportamento em contexto escolar. |
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Perceção dos agentes educativos sobre a violência no namoroViolência no namoroPerceçãoAgentes educativosJovensDatingviolencePerceptionEducational agentsYoungadultsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoA violência nas relações amorosas juvenis tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte da comunidade científica, sendo este já considerado um problema de grande dimensão à escala mundial. O contexto escolar é o local onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, pelo que estudar a perceção dos agentes educativos torna-se uma questão relevante, dado o importante papel que estes profissionais poderão ter na identificação e sinalização das situações de violência ocorridas nas relações amorosas. Assim sendo, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo analisar a perceção de onze agentes educativos sobre a violência no namoro em contexto escolar, mais especificamente: analisar a sua perceção em relação às dinâmicas e motivos para a ocorrência de violência no namoro; identificar a perceção que estes têm em relação às questões de género e das respostas e recursos disponíveis em meio escolar para fazer face a esta problemática. De uma forma geral, os resultados demonstram que os agentes educativos possuem uma perceção adequada e atualizada sobre a extensão da problemática. Relativamente às questões de género, os participantes apontam diferenças de género quanto ao impacto e pedidos de ajuda. Contudo, quanto aos motivos para a violência, a maioria dos participantes não apontou diferenças de género. Quanto à sua preparação para lidar com a problemática, os participantes referem que se sentem preparados e com formação adequada para lidar com o fenómeno. Com base nos resultados obtidos, considera-se pertinente dar continuidade ao estudo com este tipo de população, uma vez que os agentes educativos são elementos cruciais na monitorização do comportamento em contexto escolar.The thematic of violence among dating young adults has been a target of interest by the scientific community, since it has become problem of great dimension at a global level. School is the place where young adults spend the most part of their day, therefore, considering the perception of educational agents on the dating violence subject becomes relevant, regarding their crucial role in identifying and reporting abusive situations among these adolescents. This qualitative study aims to analyze the perception of 11 educational agents on dating violence in a scholar context, more specifically: analyze the dynamics and reasons for the occurrence of violence during relationships among young adults; identifying their perception regarding the individual gender and their knowledge on the response and local available resources to face this problematic. In general, the obtained results reveal that educational agents present an elaborated and updated perception on the extension of the presented subject. Concerning the gender issue, most participants point out differences between the two, namely impact and aid request. Regarding the preparation for leading with the problematic, the participants feel well prepared and refer having the sufficient training to deal witht this type of occurrence. Based on the obtained results, we consider relevant giving continuity to this study on this segment of population, since educational agents are fundamental elements on monitoring the behaviors in a scholar context. Thus, we described the limitations faced developing this study, aiming to identify clues for future research in this thematic.Caridade, SóniaSoeiro, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Rita Alexandra Malveiro2018-01-29T17:48:15Z2017-10-312017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6415pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-22T02:00:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:18.271042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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