Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85537 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_ec31178739a64c843f0b94429f2a55b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/85537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAPSocioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAPCentro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)Famílias MultidesafiadasEducação ParentalParentalidade PositivaCompetências Sociais e EmocionaisCenter for Family Support and Parental Counseling (CAFAP)Multi-challenged FamiliesParental EducationPositive ParentingSocial and Emotional CompetencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoAs famílias multidesafiadas enfrentam, ao longo do seu percurso de vida, múltiplos desafios, bem como condições de considerável desfavorecimento que, consequentemente, dificultam a sua adaptação e desenvolvimento positivo. Os múltiplos riscos a que estão expostas podem converter-se em perigos para as crianças e jovens, resultando na sua sinalização ao sistema de promoção e proteção.O presente relatório, intitulado “Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP”, dá conta das atividades desenvolvidas, no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da Associação Integrar de Coimbra.No CAFAP foram acompanhadas famílias multidesafiadas com crianças e jovens em situação de risco psicossocial. Neste contexto, as atividades de estágio consistiram, essencialmente, na promoção de competências sociais e emocionais e de resolução de problemas de crianças e adolescentes, bem como na promoção de competências parentais, através do desenvolvimento de ações de treino de competências.Ao longo do presente relatório destacamos a importância do papel colaborativo do profissional, assim como a importância da intervenção em Educação Parental como um bom contributo para modificar práticas parentais ineficazes, contribuindo para o exercício de uma parentalidade cada vez mais positiva, a fim de se promover o pleno desenvolvimento das crianças, sobretudo das que se encontram em situações risco psicossocial.Multi-challenged families face, throughout their lives, multiple challenges and conditions of significant disadvantage, which constrain their adaptation and positive development. The multiples risks to which they are exposed may convert into dangers to children and adolescents and lead to their referral to the child protection system.This report, entitled “Socioeducative intervention with Chlidren, Youth and Families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP”, refers to the activities developed within the scope of the curricular internship, to obtain the Master’s degree in Education Sciences by the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Coimbra, at the Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) of Associação Integrar in Coimbra.At the CAFAP we followed multi-challenged families with children and adolescentes in situations of psychosocial risk. In this context, the internship activities consisted mainly in the promotion of social and emotional skills and problem solving competences with children and adolescentes. Besides that, with the parents, we intended to promote parental skills, through the development of parental skills training programs.Throughout this report, we highlight the importance of the professional's collaborative role as well as the importance of intervention in Parental Education as a good contribution to change negative parenting educational practices, in order to contribute to a positive parenting and to the full development of children, especially those in situations of psychosocial risk.2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85537http://hdl.handle.net/10316/85537TID:202195724porAmorim, Stéphanie deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-08-31T10:54:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:50.214872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP Socioeducative intervention with chlidren, youth and families: the challenges of a Master of Education Sciences at a CAFAP |
title |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
spellingShingle |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP Amorim, Stéphanie de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Famílias Multidesafiadas Educação Parental Parentalidade Positiva Competências Sociais e Emocionais Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) Multi-challenged Families Parental Education Positive Parenting Social and Emotional Competences |
title_short |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
title_full |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
title_fullStr |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
title_full_unstemmed |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
title_sort |
Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias: os desafios de um Mestre em Ciências da Educação numa resposta tipo CAFAP |
author |
Amorim, Stéphanie de |
author_facet |
Amorim, Stéphanie de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Stéphanie de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Famílias Multidesafiadas Educação Parental Parentalidade Positiva Competências Sociais e Emocionais Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) Multi-challenged Families Parental Education Positive Parenting Social and Emotional Competences |
topic |
Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Famílias Multidesafiadas Educação Parental Parentalidade Positiva Competências Sociais e Emocionais Center for Family Support and Parental Counseling (CAFAP) Multi-challenged Families Parental Education Positive Parenting Social and Emotional Competences |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/85537 http://hdl.handle.net/10316/85537 TID:202195724 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/85537 |
identifier_str_mv |
TID:202195724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133960385593344 |