Perceção parental sobre a competência aquática dos alunos do 1º ciclo do ensino básico de Pinhel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Helena Maria Morgado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14044
Resumo: O presente documento foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico inserida no plano de estudos correspondente ao segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. Este mesmo estágio foi realizado na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Pinhel, em Pinhel, no ano letivo 2022/2023. A disciplina de educação física representa um papel crucial no desenvolvimento da criança e do jovem, sendo muitas vezes a única oportunidade onde praticam atividade física. O aprender e ensinar foram duas premissas que acompanharam o meu percurso enquanto aluna estagiária influenciando positivamente o meu crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional. A primeira parte do presente documento corresponde ao primeiro capítulo intitulado “intervenção pedagógica” onde é apresentada uma descrição e reflexão daquilo que foram as experiências vividas ao longo do ano letivo, dividida em três subcapítulos: introdução, contextualização e intervenção. Todo o conteúdo presente corresponde à intervenção em duas turmas do 10º ano de escolaridade bem como a participação e intervenção na escola e comunidade escolar. A segunda parte do presente documento denominada de “investigação e inovação pedagógica” procurou caracterizar o estado atual da competência de nado dos alunos inseridos nas AEC’s de natação do município de Pinhel e perceber se a perceção dos encarregados de educação corresponde à realidade da competência aquática demonstrada pelos seus educandos. Perante os resultados obtidos, verificou-se elevada concordância entre aquilo que os encarregados de educação percebem e a realidade verificada.
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