Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Leonor Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Palhares, José Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/39399
Resumo: Grande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na forma como estas são entendidas pelos alunos. Neste artigo, propomos um enfoque invertido, focado nas representações dos alunos sobre os processos de liderança. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos dados recolhidos no âmbito de quatro estudos de caso realizados em escolas/agrupamentos com ensino secundário, resultantes da administração de um inquérito por questionário e da realização de focus group a alunos com resultados académicos de excelência e a alunos não incluídos neste nível de desempenho. Elegemos como referência analítica um estudo de caso de longa duração, a partir do qual colocamos em confronto os dados recolhidos nos outros três contextos estudados. Os resultados deste estudo apontam para a existência de relações e diferenças significativas entre a cultura organizacional da escola e os estilos de liderança, sendo destacada a importância do papel do Diretor na condução do ideário de excelência da escola.
id RCAP_ec5f77f588370418ffb982c4a26ddd90
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundárioCulture, leadership and school results: an approach from the secondary school student’s representationsCulture, leadership et résultats scolaires: une approche des représentations des élèves de l’école secondaireLiderazgo y resultados escolares: enfoque a partir de las representaciones de los alumnos de secundariaLiderança escolarCultura organizacional escolarResultados escolaresRepresentações dos alunosSchool leadershipSchool organizational cultureSchool resultsLeadershipCulture organisationnelle de l’écoleRésultats scolairesLiderazgo escolarCiências Sociais::Ciências da EducaçãoGrande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na forma como estas são entendidas pelos alunos. Neste artigo, propomos um enfoque invertido, focado nas representações dos alunos sobre os processos de liderança. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos dados recolhidos no âmbito de quatro estudos de caso realizados em escolas/agrupamentos com ensino secundário, resultantes da administração de um inquérito por questionário e da realização de focus group a alunos com resultados académicos de excelência e a alunos não incluídos neste nível de desempenho. Elegemos como referência analítica um estudo de caso de longa duração, a partir do qual colocamos em confronto os dados recolhidos nos outros três contextos estudados. Os resultados deste estudo apontam para a existência de relações e diferenças significativas entre a cultura organizacional da escola e os estilos de liderança, sendo destacada a importância do papel do Diretor na condução do ideário de excelência da escola.Most of the studies on school leadership have been focusing on the analysis of the relationship between leadership processes, learning and success. Although this convergence analysis (leadership / success) blinds very different theoretical, disciplinary and methodological approaches, it is clear the presence of a oneway perspective, more focused on the policies and leadership practices and less in the way they are understood by the students. In this paper, we propose an inverted approach, focused on the students’ perspectives about leadership processes. From a methodological point of view, we used the data collected in the four case studies in schools / clusters of schools with high education, particularly those resulting from the administration of a survey and the conduction of focus group to students with excellent results and to students not included in this performance level. We selected as analytical reference a long-term case study, from which we put in confrontation the data collected in the other three contexts studied. The results of this study point to the existence of meaningful relationships and differences between organizational culture and school leadership styles, being highlighted the importance of the Director’s role in the establishment of a culture of excellence.La plupart des études réalisées sur le leadership ont porté sur l’analyse de la relation entre les processus de leadership, l’apprentissage et la réussite. Bien que cette convergence d’approche (Leadership /succès) cache les différentes perspectives théoriques, disciplinaires et méthodologiques, il est clair la présence d’un point de vue à sens unique, plus axé sur les politiques et les pratiques de leadership et moins dans la façon dont elles sont comprises par les étudiants. Dans cet article, nous proposons une approche inversée, concentrée, en premier lieu, sur les perceptions des étudiants sur les processus de leadership. D’un point de vue méthodologique, nous avons utilisé les données recueillies dans les quatre études de cas dans les écoles avec l’enseignement secondaire, en particulier celles résultant de l’administration d’un questionnaire et de la réalisation d’un groupe de discussion aux étudiants avec la réussite scolaire de l’excellence et aux étudiants non inclus dans ce niveau de performance. Nous avons choisi comme référence une étude de cas à long terme, à partir de laquelle les données sont mises en confrontation avec les trois autres contextes étudiés. Les résultats indiquent l’existence d’une forte relation entre la culture organisationnelle et les styles de leadership scolaire, et il est clair pour les étudiants l’importance du rôle du chef d’établissement dans la promotion de la culture de l’excellence.Una gran parte de los estudios producidos sobre liderazgo escolar se centran en el análisis de la relación entre los procesos de liderazgo, el aprendizaje y el éxito. Aunque esta convergencia de perspectivas (liderazgo/éxito) oculte enfoques teóricos, disciplinarios y metodológicos muy distintos, es evidente la presencia de una perspectiva unidireccional, más enfocada en las políticas y en las prácticas de liderazgo y menos en la forma como estas son entendidas por los alumnos. En este artículo proponemos un enfoque invertido, hacia las representaciones de los alumnos sobre los procesos de liderazgo. Del punto de vista metodológico, utilizamos los datos recopilados en el ámbito de cuatro estudios de caso realizados en escuelas/ agrupamientos con enseñanza secundaria, resultantes de la aplicación de una encuesta por cuestionario y de la realización de focus group en alumnos con resultados académicos de excelencia y en alumnos no incluidos en este nivel de rendimiento. Elegimos como referencia analítica un estudio de caso de larga duración, a partir del cual hemos comparado los datos recopilados en los otros tres contextos estudiados. Los resultados de este estudio apuntan para la existencia de relaciones y diferencias significativas entre la cultura organizacional de la escuela y los estilos de liderazgo, con destaque para la importancia del papel del Director en la conducción de un ideario de excelencia de la escuela.Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre mais e melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa.Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasUniversidade do MinhoTorres, Leonor LimaPalhares, José Augusto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39399porTorres, Leonor L. & Palhares, José A. (2015). Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário. Revista Lusófona de Educação, 30, pp. 99-121.1645-72501646-401Xhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/currentinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39399Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:16.740453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
Culture, leadership and school results: an approach from the secondary school student’s representations
Culture, leadership et résultats scolaires: une approche des représentations des élèves de l’école secondaire
Liderazgo y resultados escolares: enfoque a partir de las representaciones de los alumnos de secundaria
title Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
spellingShingle Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
Torres, Leonor Lima
Liderança escolar
Cultura organizacional escolar
Resultados escolares
Representações dos alunos
School leadership
School organizational culture
School results
Leadership
Culture organisationnelle de l’école
Résultats scolaires
Liderazgo escolar
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
title_full Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
title_fullStr Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
title_full_unstemmed Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
title_sort Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário
author Torres, Leonor Lima
author_facet Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
author_role author
author2 Palhares, José Augusto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Palhares, José Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança escolar
Cultura organizacional escolar
Resultados escolares
Representações dos alunos
School leadership
School organizational culture
School results
Leadership
Culture organisationnelle de l’école
Résultats scolaires
Liderazgo escolar
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Liderança escolar
Cultura organizacional escolar
Resultados escolares
Representações dos alunos
School leadership
School organizational culture
School results
Leadership
Culture organisationnelle de l’école
Résultats scolaires
Liderazgo escolar
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Grande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na forma como estas são entendidas pelos alunos. Neste artigo, propomos um enfoque invertido, focado nas representações dos alunos sobre os processos de liderança. Do ponto de vista metodológico, recorremos aos dados recolhidos no âmbito de quatro estudos de caso realizados em escolas/agrupamentos com ensino secundário, resultantes da administração de um inquérito por questionário e da realização de focus group a alunos com resultados académicos de excelência e a alunos não incluídos neste nível de desempenho. Elegemos como referência analítica um estudo de caso de longa duração, a partir do qual colocamos em confronto os dados recolhidos nos outros três contextos estudados. Os resultados deste estudo apontam para a existência de relações e diferenças significativas entre a cultura organizacional da escola e os estilos de liderança, sendo destacada a importância do papel do Diretor na condução do ideário de excelência da escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/39399
url http://hdl.handle.net/1822/39399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Torres, Leonor L. & Palhares, José A. (2015). Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das representações dos alunos do ensino secundário. Revista Lusófona de Educação, 30, pp. 99-121.
1645-7250
1646-401X
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/current
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132820565655552