Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miquelina Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23998
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
id RCAP_ec7e24e7f48caac7d25315187461c89b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da MadeiraAprendizagem cooperativaEnsino profissional - PortugalCompetências sociaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016O presente trabalho foi elaborado na unidade curricular de Introdução à Prática Profissional IV do mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O objetivo foi descrever a intervenção na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, na turma do 2.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural e na disciplina de Turismo e Técnicas de Gestão. “Experiências de Aprendizagem Cooperativa numa Turma de Ensino Profissional da Região Autónoma da Madeira” pretendeu mostrar a importância da aprendizagem cooperativa como metodologia de trabalho no processo de ensino e aprendizagem com alunos do ensino profissional e, ao mesmo tempo, como importante recurso na aquisição de competências cognitivas e sociais. Os elementos principais desta intervenção consistiram na utilização de uma pedagogia diferenciada, na partilha de responsabilidades e no estabelecimento de relações positivas entre os alunos e entre estes e o professor, que assumiu o papel de facilitador e mediador na criação e construção do conhecimento. Todo este processo foi materializado num site criado pela turma que se encontra no link: http://linasilva6.wix.com/aprendizagemcoop e que resultou na criação cooperativa de um itinerário turístico no Funchal. Para a recolha dos dados foram utilizadas, nomeadamente, grelhas de observação, grelha de autoavaliação do trabalho individual e de grupo e inquérito por questionário sobre avaliação final do trabalho cooperativo realizado pelos alunos. Esta intervenção permitiu concluir que a aprendizagem cooperativa na sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas nos alunos da amostra turma, aumentando a sua autoestima e motivação para a aprendizagem.This report was prepared for the conclusion of the Supervised Teaching Practice Unit in the Masters of Teaching in Economics and Accounting, Institute of Education, University of Lisbon. The purpose was to describe an intervention in the Professional School Dr. Francisco Fernandes, 2nd year, in a Technical Environmental and Rural Tourism Professional Course. “Cooperative Learning Experiences in a Professional Course In Madeira Island” intended to show the importance of Cooperative Learning in the teaching/learning process with students of professional education and, at the same time, as a vital resource for the acquisition of social skills. The main elements consisted of a differentiated pedagogy, the sharing of responsibilities and the establishment of positive relationship among students and between them and their teacher, who performed a facilitating and mediator role in the construction of knowledge. All this process was documented in a website created by the class, available in: http://linasilva6.wix.com/aprendizagemcoop. To collect all the data needed for the study several instruments were used, namely: observation grids; self-assessment grids of individual and group work; a questionnaire for the final evaluation of the cooperative learning by students. This intervention led us to the conclusion that the use of the cooperative learning in the classroom, specifically in a professional course, may contribute to the development of the students’ social and cognitive skills, increasing their self-esteem and motivation to learn.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Miquelina Gomes da2016-06-08T09:34:00Z20162016-05-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23998TID:201167824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:12:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:13.344848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
title Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
spellingShingle Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
Silva, Miquelina Gomes da
Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional - Portugal
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
title_short Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
title_full Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
title_fullStr Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
title_full_unstemmed Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
title_sort Experiências de aprendizagem cooperativa numa turma de ensino profissional da Região Autónoma da Madeira
author Silva, Miquelina Gomes da
author_facet Silva, Miquelina Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Ana Paula, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Miquelina Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional - Portugal
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional - Portugal
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08T09:34:00Z
2016
2016-05-03
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23998
TID:201167824
url http://hdl.handle.net/10451/23998
identifier_str_mv TID:201167824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134323350175744