O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24628 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016 |
id |
RCAP_f50fddbb19655a41f809c4ff90c99c80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integraçãoAprendizagem cooperativaEnsino profissionalCompetências sociaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada teve como finalidade estudar a aprendizagem cooperativa como promotor das aprendizagens nos alunos de uma turma do ensino profissional do curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. A experiência pedagógica decorreu na disciplina de Área de Integração na Escola Secundária José Saramago – Mafra. Na implementação dos diversos métodos de aprendizagem cooperativa: Aprendendo juntos, Graffiti cooperativo, S-Q-A e Brainstorming desenvolveram-se competências sociais, tais como a responsabilidade, autonomia e cooperação, tendo como referência teórica o socioconstrutivismo de Vygotsky. Foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa. As técnicas usadas foram o portefólio, a inquirição, que contemplou a construção e implementação de uma entrevista à professora cooperante, a construção e administração de um questionário aos alunos e a observação, no âmbito da qual se redigiu um diário de campo. Os resultados obtidos evidenciaram repercussões positivas, uma vez que através da realização do trabalho em grupos cooperativos, os alunos revelaram participação mais ativa nas aulas e desenvolvimento de competências sociais promotoras de aprendizagens.The present report is incorporated in the Supervised Teaching Practice aiming to investigate the benefits, in the learning process, of the cooperative learning methods in a class of students attending the professional course of Auxiliary Health Technician. The pedagogical experience was developed around an Integrated Curriculum Project of the Secondary School José Saramago in Mafra. Based on the Social Constructivist theory of Vygotsky and by implementing several cooperative learning methods, for instance, learning together, cooperative Grafitti, S-Q-A and brainstorming, it was observed that the levels of the students social skills such as personal responsibility, autonomy and cooperation were developed. As far as this investigation is concerned, the qualitative investigation methodology was adopted. In this study the research techniques implemented were: the portfolio, the inquiry that contemplated the building and the implementation of an interview to the cooperative teacher, the making and application of a questionnaire to the students, and the observation on which a field diary was created. The results of this study suggest that cooperative learning has a positive impact in the students learning process. The use of cooperative work techniques improves students’ participation in classes and develops social competences that promote their learning skills.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-2016-09-06T09:32:57Z20162016-06-152016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24628TID:201694999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.472828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
title |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
spellingShingle |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979- Aprendizagem cooperativa Ensino profissional Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
title_full |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
title_fullStr |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
title_full_unstemmed |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
title_sort |
O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração |
author |
Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979- |
author_facet |
Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Patrocínio, José Tomás, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino profissional Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino profissional Competências sociais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-06T09:32:57Z 2016 2016-06-15 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24628 TID:201694999 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24628 |
identifier_str_mv |
TID:201694999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329872318464 |