O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24628
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
id RCAP_f50fddbb19655a41f809c4ff90c99c80
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integraçãoAprendizagem cooperativaEnsino profissionalCompetências sociaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada teve como finalidade estudar a aprendizagem cooperativa como promotor das aprendizagens nos alunos de uma turma do ensino profissional do curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. A experiência pedagógica decorreu na disciplina de Área de Integração na Escola Secundária José Saramago – Mafra. Na implementação dos diversos métodos de aprendizagem cooperativa: Aprendendo juntos, Graffiti cooperativo, S-Q-A e Brainstorming desenvolveram-se competências sociais, tais como a responsabilidade, autonomia e cooperação, tendo como referência teórica o socioconstrutivismo de Vygotsky. Foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa. As técnicas usadas foram o portefólio, a inquirição, que contemplou a construção e implementação de uma entrevista à professora cooperante, a construção e administração de um questionário aos alunos e a observação, no âmbito da qual se redigiu um diário de campo. Os resultados obtidos evidenciaram repercussões positivas, uma vez que através da realização do trabalho em grupos cooperativos, os alunos revelaram participação mais ativa nas aulas e desenvolvimento de competências sociais promotoras de aprendizagens.The present report is incorporated in the Supervised Teaching Practice aiming to investigate the benefits, in the learning process, of the cooperative learning methods in a class of students attending the professional course of Auxiliary Health Technician. The pedagogical experience was developed around an Integrated Curriculum Project of the Secondary School José Saramago in Mafra. Based on the Social Constructivist theory of Vygotsky and by implementing several cooperative learning methods, for instance, learning together, cooperative Grafitti, S-Q-A and brainstorming, it was observed that the levels of the students social skills such as personal responsibility, autonomy and cooperation were developed. As far as this investigation is concerned, the qualitative investigation methodology was adopted. In this study the research techniques implemented were: the portfolio, the inquiry that contemplated the building and the implementation of an interview to the cooperative teacher, the making and application of a questionnaire to the students, and the observation on which a field diary was created. The results of this study suggest that cooperative learning has a positive impact in the students learning process. The use of cooperative work techniques improves students’ participation in classes and develops social competences that promote their learning skills.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-2016-09-06T09:32:57Z20162016-06-152016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24628TID:201694999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.472828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
title O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
spellingShingle O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-
Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
title_full O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
title_fullStr O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
title_full_unstemmed O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
title_sort O trabalho cooperativo como promotor das aprendizagens : aplicação numa turma do ensino profissional na disciplina de área de integração
author Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-
author_facet Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Márcia de Oliveira, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino profissional
Competências sociais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06T09:32:57Z
2016
2016-06-15
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24628
TID:201694999
url http://hdl.handle.net/10451/24628
identifier_str_mv TID:201694999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134329872318464