A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47044 |
Resumo: | Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_c5143e21a3d41a7300ffb1e72da2d34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47044 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissionalAprendizagem cooperativaCompetênciasEnsino profissionalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório de prática de ensino supervisionada, teve como objetivo estudar como é que a aprendizagem cooperativa pode potenciar as aprendizagens e as competências dos alunos de uma turma do curso Profissional de Técnico de Gestão. A prática de ensino supervisionada decorreu no Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional em Lisboa e incidiu na disciplina de Economia. A aprendizagem cooperativa foi implementada recorrendo aos métodos “Pensar – Formar Pares – Partilhar” e “Discussão em rotação”, os quais permitiram o desenvolvimento de competências nos alunos ao nível da participação, cooperação, sociabilidade, responsabilidade, autonomia, saber científico, raciocínio e resolução de problemas e pensamento crítico, tendo sido umas mais evidentes do que outras. Atendendo ao paradigma construtivista, a investigação realizada incidiu sobre a própria prática, sendo adotada a abordagem qualitativa, recorrendo-se à análise documental, à inquirição aos alunos e à professora cooperante, bem como à observação participante, no âmbito da qual se redigiu o diário de campo. Os resultados obtidos evidenciaram repercussões positivas, atendendo a que através da implementação da aprendizagem cooperativa, os alunos participaram mais nas aulas, revelando uma melhoria das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas.This supervised teaching practice report was meant to study how cooperative learning can enhance the learning accomplishments and the students, skills in a class of the Management Technician Professional Course. The supervised teaching practice took place at the Education and Professional Development Institute in Lisbon and was focused on the Economics subject. The cooperative learning has been implemented using the methods “Think – Work in Pairs - Share” and “Rotating Discussion”, which allowed students to develop skills in terms of participation, cooperation, sociability, responsibility, autonomy, scientific knowledge, reasoning, problem-solving and critical thinking, some of which were more evident than others. Given the constructivist paradigm, the carried-out investigation was focused on the practice itself, adopting a qualitative approach, using document analysis, the questioning of the students and the cooperating teacher as well as participant observation, within the scope of which the field diary was written. The obtained results have shown positive repercussions, having in mind that through the implementation of cooperative learning the students have interacted more in classes, showing progress in the learning process and in the skills that have been developed.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaMota, Sandra Isabel Matias2021-03-25T11:24:30Z20202020-06-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47044TID:202679241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:08.483774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
title |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
spellingShingle |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional Mota, Sandra Isabel Matias Aprendizagem cooperativa Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
title_full |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
title_fullStr |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
title_sort |
A aprendizagem cooperativa no ensino de economia : aplicação numa turma de 10.º ano do ensino profissional |
author |
Mota, Sandra Isabel Matias |
author_facet |
Mota, Sandra Isabel Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Sandra Isabel Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Competências Ensino profissional Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-06-17 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-25T11:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47044 TID:202679241 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47044 |
identifier_str_mv |
TID:202679241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537319448576 |