Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Jéssica Adriana Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40902
Resumo: A crescente disseminação dos média sociais gerou uma oportunidade para as marcas se relacionarem diariamente com os consumidores através das redes sociais. Neste seguimento, compreender, à luz do contexto português, quais são os determinantes das intenções de envolvimento com as marcas que estão ativas nas redes sociais, é de extrema importância na área do marketing relacional e digital. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 159 respostas válidas resultantes da partilha do link de acesso ao inquérito por questionário em várias redes sociais. Os resultados apontam que as intenções de envolvimento são influenciadas pela Qualidade do Relacionamento com a Marca (QRM) e que, paralelamente, a Satisfação das Necessidades Monetárias (SNM), Informativas (SNI) e de Entretenimento (SNE) dos seguidores influenciam a QRM. Por se tratar de um questionário que investiga a satisfação e as intenções de comportamento dos consumidores, os inquiridos podem ter respondido às perguntas de um modo que propiciou viés de desejabilidade social, revelando-se numa das limitações à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como a adaptação de alguns itens da escala que manifestaram não funcionar neste contexto sociodemográfico, bem como o desenvolvimento de um estudo qualitativo para obter mais detalhes acerca dos resultados.
id RCAP_ecb57606c9d4df1453ebeb3687aadfb8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40902
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em PortugalSatisfação das necessidades dos seguidoresQualidade do relacionamento com a marcaIntenção de compraIntenção de eWOMA crescente disseminação dos média sociais gerou uma oportunidade para as marcas se relacionarem diariamente com os consumidores através das redes sociais. Neste seguimento, compreender, à luz do contexto português, quais são os determinantes das intenções de envolvimento com as marcas que estão ativas nas redes sociais, é de extrema importância na área do marketing relacional e digital. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 159 respostas válidas resultantes da partilha do link de acesso ao inquérito por questionário em várias redes sociais. Os resultados apontam que as intenções de envolvimento são influenciadas pela Qualidade do Relacionamento com a Marca (QRM) e que, paralelamente, a Satisfação das Necessidades Monetárias (SNM), Informativas (SNI) e de Entretenimento (SNE) dos seguidores influenciam a QRM. Por se tratar de um questionário que investiga a satisfação e as intenções de comportamento dos consumidores, os inquiridos podem ter respondido às perguntas de um modo que propiciou viés de desejabilidade social, revelando-se numa das limitações à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como a adaptação de alguns itens da escala que manifestaram não funcionar neste contexto sociodemográfico, bem como o desenvolvimento de um estudo qualitativo para obter mais detalhes acerca dos resultados.The increasing spread of social media has generated an opportunity for brands to engage with costumers on a daily basis through Social Network Services (SNS). Therefore, understanding, in the portuguese context, what are the intentions sources to engage with brands that are active on social media platform, is of utmost importance in the field of relational and digital marketing. The methodology followed a positivist paradigm in which was obtained 159 valid responses resulting from sharing the survey questionnaire link on SNS. The results indicate that the engagement intentions are influenced by Brand Relationship Quality (BRQ), and simultaneously, the fulfillment of monetary, information, and entertainment needs of the followers influence the BRQ. Since the focus of this survey is to investigate the consumer satisfaction and behavior intentions, respondents may have answered the questions in a way that propered social desirability bias, which is one of the limitations of this research. Several directions for future research are also presented, such as an adaptation of some items in the scale that did not function in this sociodemographic context, as well as the development of a qualitative study to obtain more details about the results.2024-02-29T09:57:37Z2023-11-30T00:00:00Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40902porSimões, Jéssica Adriana Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-04T01:46:13Zoai:ria.ua.pt:10773/40902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:37.091180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
title Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
spellingShingle Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
Simões, Jéssica Adriana Sousa
Satisfação das necessidades dos seguidores
Qualidade do relacionamento com a marca
Intenção de compra
Intenção de eWOM
title_short Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
title_full Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
title_fullStr Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
title_full_unstemmed Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
title_sort Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
author Simões, Jéssica Adriana Sousa
author_facet Simões, Jéssica Adriana Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Jéssica Adriana Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação das necessidades dos seguidores
Qualidade do relacionamento com a marca
Intenção de compra
Intenção de eWOM
topic Satisfação das necessidades dos seguidores
Qualidade do relacionamento com a marca
Intenção de compra
Intenção de eWOM
description A crescente disseminação dos média sociais gerou uma oportunidade para as marcas se relacionarem diariamente com os consumidores através das redes sociais. Neste seguimento, compreender, à luz do contexto português, quais são os determinantes das intenções de envolvimento com as marcas que estão ativas nas redes sociais, é de extrema importância na área do marketing relacional e digital. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 159 respostas válidas resultantes da partilha do link de acesso ao inquérito por questionário em várias redes sociais. Os resultados apontam que as intenções de envolvimento são influenciadas pela Qualidade do Relacionamento com a Marca (QRM) e que, paralelamente, a Satisfação das Necessidades Monetárias (SNM), Informativas (SNI) e de Entretenimento (SNE) dos seguidores influenciam a QRM. Por se tratar de um questionário que investiga a satisfação e as intenções de comportamento dos consumidores, os inquiridos podem ter respondido às perguntas de um modo que propiciou viés de desejabilidade social, revelando-se numa das limitações à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como a adaptação de alguns itens da escala que manifestaram não funcionar neste contexto sociodemográfico, bem como o desenvolvimento de um estudo qualitativo para obter mais detalhes acerca dos resultados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30T00:00:00Z
2023-11-30
2024-02-29T09:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40902
url http://hdl.handle.net/10773/40902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137775125004288