Determinantes do envolvimento com as marcas ativas nas redes sociais: um caso de estudo do comportamento do consumidor em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40902 |
Resumo: | A crescente disseminação dos média sociais gerou uma oportunidade para as marcas se relacionarem diariamente com os consumidores através das redes sociais. Neste seguimento, compreender, à luz do contexto português, quais são os determinantes das intenções de envolvimento com as marcas que estão ativas nas redes sociais, é de extrema importância na área do marketing relacional e digital. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 159 respostas válidas resultantes da partilha do link de acesso ao inquérito por questionário em várias redes sociais. Os resultados apontam que as intenções de envolvimento são influenciadas pela Qualidade do Relacionamento com a Marca (QRM) e que, paralelamente, a Satisfação das Necessidades Monetárias (SNM), Informativas (SNI) e de Entretenimento (SNE) dos seguidores influenciam a QRM. Por se tratar de um questionário que investiga a satisfação e as intenções de comportamento dos consumidores, os inquiridos podem ter respondido às perguntas de um modo que propiciou viés de desejabilidade social, revelando-se numa das limitações à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como a adaptação de alguns itens da escala que manifestaram não funcionar neste contexto sociodemográfico, bem como o desenvolvimento de um estudo qualitativo para obter mais detalhes acerca dos resultados. |
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A crescente disseminação dos média sociais gerou uma oportunidade para as marcas se relacionarem diariamente com os consumidores através das redes sociais. Neste seguimento, compreender, à luz do contexto português, quais são os determinantes das intenções de envolvimento com as marcas que estão ativas nas redes sociais, é de extrema importância na área do marketing relacional e digital. A metodologia seguiu um paradigma positivista e obteve 159 respostas válidas resultantes da partilha do link de acesso ao inquérito por questionário em várias redes sociais. Os resultados apontam que as intenções de envolvimento são influenciadas pela Qualidade do Relacionamento com a Marca (QRM) e que, paralelamente, a Satisfação das Necessidades Monetárias (SNM), Informativas (SNI) e de Entretenimento (SNE) dos seguidores influenciam a QRM. Por se tratar de um questionário que investiga a satisfação e as intenções de comportamento dos consumidores, os inquiridos podem ter respondido às perguntas de um modo que propiciou viés de desejabilidade social, revelando-se numa das limitações à investigação. São igualmente apresentadas algumas direções de investigação futura, tais como a adaptação de alguns itens da escala que manifestaram não funcionar neste contexto sociodemográfico, bem como o desenvolvimento de um estudo qualitativo para obter mais detalhes acerca dos resultados. |
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