Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13824
Resumo: Este Relatório do Estágio Pedagógico, parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, retrata a reflexão e o balanço realizados ao longo do ano letivo. Na área de lecionação foi possível realizar uma diversidade de matérias em função do espaço, tendo sempre em consideração as suas limitações, possibilitando um trabalho diferenciado de ensino em função das necessidades dos alunos, seguindo um plano por etapas e as orientações das Aprendizagens Essenciais. É de salientar que os alunos mais aptos ajudaram os alunos com mais dificuldades com o intuito de promover uma aprendizagem cooperativa. Importa referir que no Professor a Tempo Inteiro as turmas representavam uma faixa etária mais baixa, verificando-se uma clara diferença na capacidade de autonomia dos alunos perante as tarefas e comportamentos desviantes, contudo ofereceu ao estagiário ferramentas que lhe serão úteis no futuro, tendo como exemplo uma melhor capacidade de gestão da aula. Seguidamente, na área do desporto escolar o estagiário lecionou com o apoio do professor titular a modalidade de basquetebol, abrangendo vários atletas de diferentes escalões. Durante os treinos foram formados grupos de trabalho de forma a garantir a diferenciação de ensino de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos de nível Introdutório e de nível Elementar trabalharam em situações de superioridade numérica para cumprir os critérios de êxito e consolidar os conhecimentos adquiridos, de forma a aplicá-los em jogo. Posteriormente, na direção de turma foi desenvolvido um projeto com os alunos referente aos hábitos saudáveis dos alunos da escola, resultando na formulação de questionários, no tratamento de dados, na exposição de cartazes e na realização de um vídeo, colocado na página da escola. A amostra deste estudo consiste em 121 alunos. A rematar, aliado ao projeto seminário que visa uma reflexão que justifica a incorporação da modalidade de desportos de combate nas aulas a partir do próximo ano como matéria alternativa, foi também introduzida esta modalidade na área da lecionação. Palavras chave: Educação Física, Lecionação. Direção de Turma, Desporto Escolar, Desportos de Combate
id RCAP_ecba4f22c0048577bf0a9b92a8d22eab
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARDESPORTOS DE COMBATESPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSCOMBAT SPORTSEste Relatório do Estágio Pedagógico, parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, retrata a reflexão e o balanço realizados ao longo do ano letivo. Na área de lecionação foi possível realizar uma diversidade de matérias em função do espaço, tendo sempre em consideração as suas limitações, possibilitando um trabalho diferenciado de ensino em função das necessidades dos alunos, seguindo um plano por etapas e as orientações das Aprendizagens Essenciais. É de salientar que os alunos mais aptos ajudaram os alunos com mais dificuldades com o intuito de promover uma aprendizagem cooperativa. Importa referir que no Professor a Tempo Inteiro as turmas representavam uma faixa etária mais baixa, verificando-se uma clara diferença na capacidade de autonomia dos alunos perante as tarefas e comportamentos desviantes, contudo ofereceu ao estagiário ferramentas que lhe serão úteis no futuro, tendo como exemplo uma melhor capacidade de gestão da aula. Seguidamente, na área do desporto escolar o estagiário lecionou com o apoio do professor titular a modalidade de basquetebol, abrangendo vários atletas de diferentes escalões. Durante os treinos foram formados grupos de trabalho de forma a garantir a diferenciação de ensino de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos de nível Introdutório e de nível Elementar trabalharam em situações de superioridade numérica para cumprir os critérios de êxito e consolidar os conhecimentos adquiridos, de forma a aplicá-los em jogo. Posteriormente, na direção de turma foi desenvolvido um projeto com os alunos referente aos hábitos saudáveis dos alunos da escola, resultando na formulação de questionários, no tratamento de dados, na exposição de cartazes e na realização de um vídeo, colocado na página da escola. A amostra deste estudo consiste em 121 alunos. A rematar, aliado ao projeto seminário que visa uma reflexão que justifica a incorporação da modalidade de desportos de combate nas aulas a partir do próximo ano como matéria alternativa, foi também introduzida esta modalidade na área da lecionação. Palavras chave: Educação Física, Lecionação. Direção de Turma, Desporto Escolar, Desportos de Combate2023-05-02T15:54:49Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13824TID:203282868porCarvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-05T01:30:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:53.487764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
title Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
DESPORTOS DE COMBATE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
COMBAT SPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
title_full Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
title_sort Relatório de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Braamcamp Freire Turma 1 do 11º ano no ano letivo 2021/2022
author Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de
author_facet Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Miguel Afonso dos Santos Henriques de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
DESPORTOS DE COMBATE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
COMBAT SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
DESPORTOS DE COMBATE
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
COMBAT SPORTS
description Este Relatório do Estágio Pedagógico, parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, retrata a reflexão e o balanço realizados ao longo do ano letivo. Na área de lecionação foi possível realizar uma diversidade de matérias em função do espaço, tendo sempre em consideração as suas limitações, possibilitando um trabalho diferenciado de ensino em função das necessidades dos alunos, seguindo um plano por etapas e as orientações das Aprendizagens Essenciais. É de salientar que os alunos mais aptos ajudaram os alunos com mais dificuldades com o intuito de promover uma aprendizagem cooperativa. Importa referir que no Professor a Tempo Inteiro as turmas representavam uma faixa etária mais baixa, verificando-se uma clara diferença na capacidade de autonomia dos alunos perante as tarefas e comportamentos desviantes, contudo ofereceu ao estagiário ferramentas que lhe serão úteis no futuro, tendo como exemplo uma melhor capacidade de gestão da aula. Seguidamente, na área do desporto escolar o estagiário lecionou com o apoio do professor titular a modalidade de basquetebol, abrangendo vários atletas de diferentes escalões. Durante os treinos foram formados grupos de trabalho de forma a garantir a diferenciação de ensino de acordo com as necessidades dos alunos. Os alunos de nível Introdutório e de nível Elementar trabalharam em situações de superioridade numérica para cumprir os critérios de êxito e consolidar os conhecimentos adquiridos, de forma a aplicá-los em jogo. Posteriormente, na direção de turma foi desenvolvido um projeto com os alunos referente aos hábitos saudáveis dos alunos da escola, resultando na formulação de questionários, no tratamento de dados, na exposição de cartazes e na realização de um vídeo, colocado na página da escola. A amostra deste estudo consiste em 121 alunos. A rematar, aliado ao projeto seminário que visa uma reflexão que justifica a incorporação da modalidade de desportos de combate nas aulas a partir do próximo ano como matéria alternativa, foi também introduzida esta modalidade na área da lecionação. Palavras chave: Educação Física, Lecionação. Direção de Turma, Desporto Escolar, Desportos de Combate
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T15:54:49Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13824
TID:203282868
url http://hdl.handle.net/10437/13824
identifier_str_mv TID:203282868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131587646849024