RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Manuel José Miragaia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96652
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_eceef0ffb79ce4ae086c1948ba46a852
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL, WITH THE CLASS OF THE 12th 3TH IN THE 2019/2020 "THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A COMPARATIVE STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF THE TEACHER, THE STUDENT AND THE TEACHER-GUIDER"Educação FísicaEstágio PedagógicoReflexãoPerceçãoIntervenção PedagógicaPhysical EducationTeacher TrainingReflectionPerceptionPedagogical InterventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório revela o processo de trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, culminando numa aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa formação académica, sendo desta vez aplicado num contexto de prática real da Educação Física supervisionada, onde adquirimos conhecimentos teóricos e práticos que nos irão possibilitar ser futuros docentes na área da Educação Física capacitados, representando assim a conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sendo que o mesmo foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 3A do 12º ano de escolaridade do curso Cientifico-Humanístico da área de Economia, no decorrer do ano letivo de 2019/2020.O seguinte documento tem como objetivo refletir e expor todas as intenções e decisões tomadas ao longo do Estágio Pedagógico, sendo elas positivas ou negativas, descrevendo as fases de planeamento, realização e avaliação das práticas, seguindo o objetivo de conseguir aumentar e desenvolver as competências dos nossos alunos, apresentando a melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem possível.Assim sendo, este documento apresenta três capítulos relacionados com contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica, envolvendo a escola, os alunos e ainda os professores. O segundo capítulo está dividido em 4 áreas: as atividades de ensino e aprendizagem, as atividades de gestão e organização escolar, os projetos e parcerias educativas e ainda a atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo será dedicado ao estudo de investigação, desenvolvido ao longo do ano letivo, acerca da perceção dos alunos, professor-estagiário e professor-orientador sobre a nossa intervenção pedagógica.This report reveals the work process developed during the Teacher Training, culminating in an application of the knowledge acquired throughout our academic training, this time being applied in a context of real supervised Physical Education practice, where we acquire theoretical and practical knowledge that will enable future teachers in the area of Physical Education to be trained, thus representing the completion of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, the same being developed at the School Secondary school of Avelar Brotero, with class 3A of the 12th year of schooling of the Scientific-Humanistic course in the field of Economics, during the academic year 2019/2020.The following document aims to reflect and expose all intentions and decisions taken during the Teacher Training, whether positive or negative, describing the stages of planning, carrying out and evaluating practices, following the objective of being able to increase and develop the skills of the students. our students, presenting the best quality in the teaching and learning process possible.Therefore, this document presents three chapters related to different contexts. The first chapter consists of characterizing the context of the pedagogical practice, involving the school, the students and even the teachers. The second chapter is divided into 4 areas: teaching and learning activities, school management and organization activities, educational projects and partnerships and also the ethical-professional attitude. The third and last chapter will be dedicated to the research study, developed throughout the school year, about the perception of students, teacher-trainee and teacher-advisor about our pedagogical intervention.2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96652http://hdl.handle.net/10316/96652TID:202808556porSousa, Manuel José Miragaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:15:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:51.839731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL, WITH THE CLASS OF THE 12th 3TH IN THE 2019/2020 "THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER: A COMPARATIVE STUDY FROM THE PERSPECTIVE OF THE TEACHER, THE STUDENT AND THE TEACHER-GUIDER"
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
Sousa, Manuel José Miragaia
Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflection
Perception
Pedagogical Intervention
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO, JUNTO DA TURMA do 12º 3ºA NO ANO LETIVO 2019/2020 "A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO DA PERSPETIVA DO PROFESSOR, DO ALUNO E DO PROFESSOR-ORIENTADOR"
author Sousa, Manuel José Miragaia
author_facet Sousa, Manuel José Miragaia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Manuel José Miragaia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflection
Perception
Pedagogical Intervention
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflection
Perception
Pedagogical Intervention
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96652
http://hdl.handle.net/10316/96652
TID:202808556
url http://hdl.handle.net/10316/96652
identifier_str_mv TID:202808556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046548131840