Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Bárbara Ferro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7957
Resumo: A sustentabilidade é um conceito complexo que tem por base três pilares: ambiental, social e económico. Sendo o turismo um setor com grandes impactos nestes três temas, é essencial que as empresas turísticas assumam procedimentos, guias, planos de ação e métodos de gestão com foco em atenuar os impactos negativos seguindo práticas mais sustentáveis. Apenas desta forma- seguindo os critérios sustentáveis adequados- será possível atingir um ponto em que o negócio turístico resulte em uma multiplicidade de benefícios, não só para si mesmo, mas também para os seus stakeholders. É então necessário que todos estejam alinhados nos seus objetivos e valores, pois só com colaboração e cooperação é possível atingir a sustentabilidade de um negócio turístico. Este relatório foi executado com base num estágio curricular com a duração de, aproximadamente, 9 meses, realizado no Hotel Eurostars Cascais. Este desenvolveu-se no departamento de Front Office, onde foram adquiridos todos os conhecimentos e competências essenciais à função, permitindo uma maior experiência e independência futura. O Plano de Ação proposta serve como linha orientadora para a gestão do hotel no que toca a determinadas melhorias que podem ser feitas quanto à sustentabilidade do negócio.
id RCAP_ecf473b16a9664705f2130e301931bce
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascaisproposta de plano de ação de sustentabilidadeSustentabilidadeHotelariaImpactos do turismoEurostars HotelsStakeholdersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA sustentabilidade é um conceito complexo que tem por base três pilares: ambiental, social e económico. Sendo o turismo um setor com grandes impactos nestes três temas, é essencial que as empresas turísticas assumam procedimentos, guias, planos de ação e métodos de gestão com foco em atenuar os impactos negativos seguindo práticas mais sustentáveis. Apenas desta forma- seguindo os critérios sustentáveis adequados- será possível atingir um ponto em que o negócio turístico resulte em uma multiplicidade de benefícios, não só para si mesmo, mas também para os seus stakeholders. É então necessário que todos estejam alinhados nos seus objetivos e valores, pois só com colaboração e cooperação é possível atingir a sustentabilidade de um negócio turístico. Este relatório foi executado com base num estágio curricular com a duração de, aproximadamente, 9 meses, realizado no Hotel Eurostars Cascais. Este desenvolveu-se no departamento de Front Office, onde foram adquiridos todos os conhecimentos e competências essenciais à função, permitindo uma maior experiência e independência futura. O Plano de Ação proposta serve como linha orientadora para a gestão do hotel no que toca a determinadas melhorias que podem ser feitas quanto à sustentabilidade do negócio.Sustainability is a complex concept based on three pillars: environmental, social and economic. As tourism is a sector with major impacts on these three issues, it is essential that tourism companies take on procedures, guides, action plans and management methods with a focus on mitigating negative impacts following more sustainable practices. Only in this way - following the appropriate sustainable criteria - will it be possible to reach a point where the tourism business results in a multiplicity of benefits, not only for itself, but also for its stakeholders. It is then necessary that everyone is aligned in their objectives and values, because only with collaboration and cooperation is it possible to achieve the sustainability of a tourist business. This report was carried out on the basis of a curricular internship lasting approximately 9 months at the Eurostars Cascais Hotel. This internship was developed in the Front Office department, where all the knowledge and skills essential to the function were acquired, allowing greater experience and future independence. The proposed Action Plan serves as a guideline for hotel management with regard to certain improvements that can be made regarding the sustainability of the business.Oliveira, Fernanda Maria FernandesIC-OnlineMartins, Bárbara Ferro2022-12-21T12:26:27Z2022-12-092022-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7957TID:203130103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:46.395940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
proposta de plano de ação de sustentabilidade
title Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
spellingShingle Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
Martins, Bárbara Ferro
Sustentabilidade
Hotelaria
Impactos do turismo
Eurostars Hotels
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
title_full Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
title_fullStr Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
title_full_unstemmed Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
title_sort Relatório de estágio no hotel Eurostars Cascais
author Martins, Bárbara Ferro
author_facet Martins, Bárbara Ferro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Maria Fernandes
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Bárbara Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Hotelaria
Impactos do turismo
Eurostars Hotels
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Sustentabilidade
Hotelaria
Impactos do turismo
Eurostars Hotels
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A sustentabilidade é um conceito complexo que tem por base três pilares: ambiental, social e económico. Sendo o turismo um setor com grandes impactos nestes três temas, é essencial que as empresas turísticas assumam procedimentos, guias, planos de ação e métodos de gestão com foco em atenuar os impactos negativos seguindo práticas mais sustentáveis. Apenas desta forma- seguindo os critérios sustentáveis adequados- será possível atingir um ponto em que o negócio turístico resulte em uma multiplicidade de benefícios, não só para si mesmo, mas também para os seus stakeholders. É então necessário que todos estejam alinhados nos seus objetivos e valores, pois só com colaboração e cooperação é possível atingir a sustentabilidade de um negócio turístico. Este relatório foi executado com base num estágio curricular com a duração de, aproximadamente, 9 meses, realizado no Hotel Eurostars Cascais. Este desenvolveu-se no departamento de Front Office, onde foram adquiridos todos os conhecimentos e competências essenciais à função, permitindo uma maior experiência e independência futura. O Plano de Ação proposta serve como linha orientadora para a gestão do hotel no que toca a determinadas melhorias que podem ser feitas quanto à sustentabilidade do negócio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T12:26:27Z
2022-12-09
2022-12-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7957
TID:203130103
url http://hdl.handle.net/10400.8/7957
identifier_str_mv TID:203130103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000320663552