Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577 |
Resumo: | Na tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva. |
id |
UFCG_61cd04d1246f32b2704f720198149861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15577 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.Digital marketing and social networks: a competitive advantage for companies.Marketing digitalRedes sociaisVantagem competitivaDigital marketingSocial networksCompetitive advantageAdministraçãoNa tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva.In an attempt to address the competitiveness that every day increases, the digital marketing plays an extremely important role in business and is used as an integration and customer relationship tool. Strategies in social networks has a crucial role to closer relations, leaving the increasingly closer to their clients, so the same actions need to develop effective marketing in order to maximize your results. The aim of this work is to study the actions of digital marketing in social networks used by companies in the electronics in the city of Sousa - PB. To reach the objective of this study was applied research and exploratory, descriptive and explanatory character, the means for data collection was a questionnaire consisting of closed questions. The survey results show that companies use digital marketing, as well as steps toward a better relationship with the client, aiming at market competitive advantage. Social networks are used by companies as integration with customers and also advertise products tool, so that there is this approach to companies use the forces of digital marketing, particularly the approach with clients and globalization in the dissemination of images and videos through of social networks. Although it was found that the low cost compared to digital marketing strategies is a major factor that leads companies to turn their efforts in creating marketing initiatives targeted to reach competitive advantage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686França, Leonardo dos Santos.20142020-09-23T21:58:21Z2020-09-232020-09-23T21:58:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-26T21:13:45Zoai:localhost:riufcg/15577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-26T21:13:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. Digital marketing and social networks: a competitive advantage for companies. |
title |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
spellingShingle |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. França, Leonardo dos Santos. Marketing digital Redes sociais Vantagem competitiva Digital marketing Social networks Competitive advantage Administração |
title_short |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
title_full |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
title_fullStr |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
title_full_unstemmed |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
title_sort |
Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. |
author |
França, Leonardo dos Santos. |
author_facet |
França, Leonardo dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Vorster Queiroga. ALVES, V. Q. http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Leonardo dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Redes sociais Vantagem competitiva Digital marketing Social networks Competitive advantage Administração |
topic |
Marketing digital Redes sociais Vantagem competitiva Digital marketing Social networks Competitive advantage Administração |
description |
Na tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2020-09-23T21:58:21Z 2020-09-23 2020-09-23T21:58:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577 FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577 |
identifier_str_mv |
FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744465611456512 |