Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Leonardo dos Santos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577
Resumo: Na tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva.
id UFCG_61cd04d1246f32b2704f720198149861
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15577
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.Digital marketing and social networks: a competitive advantage for companies.Marketing digitalRedes sociaisVantagem competitivaDigital marketingSocial networksCompetitive advantageAdministraçãoNa tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva.In an attempt to address the competitiveness that every day increases, the digital marketing plays an extremely important role in business and is used as an integration and customer relationship tool. Strategies in social networks has a crucial role to closer relations, leaving the increasingly closer to their clients, so the same actions need to develop effective marketing in order to maximize your results. The aim of this work is to study the actions of digital marketing in social networks used by companies in the electronics in the city of Sousa - PB. To reach the objective of this study was applied research and exploratory, descriptive and explanatory character, the means for data collection was a questionnaire consisting of closed questions. The survey results show that companies use digital marketing, as well as steps toward a better relationship with the client, aiming at market competitive advantage. Social networks are used by companies as integration with customers and also advertise products tool, so that there is this approach to companies use the forces of digital marketing, particularly the approach with clients and globalization in the dissemination of images and videos through of social networks. Although it was found that the low cost compared to digital marketing strategies is a major factor that leads companies to turn their efforts in creating marketing initiatives targeted to reach competitive advantage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686França, Leonardo dos Santos.20142020-09-23T21:58:21Z2020-09-232020-09-23T21:58:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-26T21:13:45Zoai:localhost:riufcg/15577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-26T21:13:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
Digital marketing and social networks: a competitive advantage for companies.
title Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
spellingShingle Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
França, Leonardo dos Santos.
Marketing digital
Redes sociais
Vantagem competitiva
Digital marketing
Social networks
Competitive advantage
Administração
title_short Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
title_full Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
title_fullStr Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
title_full_unstemmed Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
title_sort Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas.
author França, Leonardo dos Santos.
author_facet França, Leonardo dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
http://lattes.cnpq.br/4754499535748686
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Leonardo dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Redes sociais
Vantagem competitiva
Digital marketing
Social networks
Competitive advantage
Administração
topic Marketing digital
Redes sociais
Vantagem competitiva
Digital marketing
Social networks
Competitive advantage
Administração
description Na tentativa de enfrentar a competitividade que a cada dia aumenta, o marketing digital assume um papel de suma importância nas empresas, sendo utilizado como ferramenta de integração e relacionamento com o cliente. Estratégias nas redes sociais tem um papel fundamental para o estreitamento de relações, deixando as empresas cada vez mais próximas dos seus clientes, sendo assim as mesmas precisam elaborar ações de marketing eficientes no intuito de maximizar os seus resultados. O objetivo desse trabalho é estudar as ações de marketing digital utilizada nas redes sociais pelas empresas do ramo de eletroeletrônicos na cidade de Sousa – PB. Para se chegar ao objetivo desse trabalho foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva e explicativa, o meio para coleta de dados foi um questionário formado por questões fechadas. Os resultados da pesquisa mostram que as empresas utilizam o marketing digital, bem como ações voltadas para um melhor relacionamento com o cliente, visando à vantagem competitiva no mercado. As redes sociais são utilizadas pelas empresas como ferramenta de integração com os clientes e também divulgação de produtos, para que exista essa aproximação às empresas utilizam as forças do marketing digital, sobretudo a de aproximação com os clientes e globalização na divulgação de imagens e vídeos através das redes sociais. Ainda foi constatado que o custo baixo em relação às estratégias de marketing digital é um fator principal que leva as empresas a voltarem seus esforços na criação de ações de marketing orientadas ao alcance da vantagem competitiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-09-23T21:58:21Z
2020-09-23
2020-09-23T21:58:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577
FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15577
identifier_str_mv FRANÇA, Leonardo dos Santos. Marketing digital e as redes sociais: uma vantagem competitiva para as empresas. 2014. 93fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744465611456512