Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10983
Resumo: O ambiente nos espaços comerciais apresenta algumas variáveis independentes, tais como a música, os aromas e as cores, que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que sejam planeadas para o público-alvo específico. Os estímulos do ambiente influenciam os indivíduos, aproximando-os ou afastando-o da nossa marca ou conceito. Foi nesse sentido que se desenvolveu a presente dissertação de mestrado, analisando o peso da música ambiente na impressão que os clientes retêm acerca do ambiente de determinado espaço comercial. Para tal, foram distribuídos questionários aos clientes da superfície comercial Sneakers House em Vila Real, de forma a entender se o género musical, bem como o tempo da música influenciam realmente a impressão com que os clientes ficam relativamente ao ambiente no espaço comercial. No final, verificaram-se reações esclarecedoras para que se entendam as diferentes respostas quando a música é mais rápida, mais lenta, de determinado género, de volume mais alto ou mais baixo.
id RCAP_ed34179ac2ecef85c8d14a14aebc02b1
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10983
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercialMarketing sensorialConsumidorO ambiente nos espaços comerciais apresenta algumas variáveis independentes, tais como a música, os aromas e as cores, que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que sejam planeadas para o público-alvo específico. Os estímulos do ambiente influenciam os indivíduos, aproximando-os ou afastando-o da nossa marca ou conceito. Foi nesse sentido que se desenvolveu a presente dissertação de mestrado, analisando o peso da música ambiente na impressão que os clientes retêm acerca do ambiente de determinado espaço comercial. Para tal, foram distribuídos questionários aos clientes da superfície comercial Sneakers House em Vila Real, de forma a entender se o género musical, bem como o tempo da música influenciam realmente a impressão com que os clientes ficam relativamente ao ambiente no espaço comercial. No final, verificaram-se reações esclarecedoras para que se entendam as diferentes respostas quando a música é mais rápida, mais lenta, de determinado género, de volume mais alto ou mais baixo.The environment in the shopping spaces presents some independent variables, such as music, aromas and colors, that can influence consumers’ behavior in a positive way, as long as they are planned for that specific target audience. The environment’s stimuli influence individuals by bringing them together or pushing them away from our brand or concept. It is in this sense that we intend to develop the present Masters thesis, analyzing the weight of the background music in the impression that the costumers retain regarding the environment of a certain shopping space. In order to do so, surveys will be distributed to the costumers of the shopping space so that we can understand if the musical genre, aswell as the tempo, really influences the impression which the costumers retain, regarding the environment of the store itself. In the end, it is expected to obtain enlightening responses, so that the different responses are understood when the music is faster, slower, of a certain genre, with a higher or lower volume.2022-01-18T16:00:39Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10983porMagalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:57.913647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
title Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
spellingShingle Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
Magalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiro
Marketing sensorial
Consumidor
title_short Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
title_full Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
title_fullStr Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
title_full_unstemmed Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
title_sort Efeitos da música ambiente no consumidor relativamente ao ambiente do espaço comercial
author Magalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiro
author_facet Magalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sérgio Daniel da Silva Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial
Consumidor
topic Marketing sensorial
Consumidor
description O ambiente nos espaços comerciais apresenta algumas variáveis independentes, tais como a música, os aromas e as cores, que podem influenciar o comportamento dos consumidores de forma positiva, desde que sejam planeadas para o público-alvo específico. Os estímulos do ambiente influenciam os indivíduos, aproximando-os ou afastando-o da nossa marca ou conceito. Foi nesse sentido que se desenvolveu a presente dissertação de mestrado, analisando o peso da música ambiente na impressão que os clientes retêm acerca do ambiente de determinado espaço comercial. Para tal, foram distribuídos questionários aos clientes da superfície comercial Sneakers House em Vila Real, de forma a entender se o género musical, bem como o tempo da música influenciam realmente a impressão com que os clientes ficam relativamente ao ambiente no espaço comercial. No final, verificaram-se reações esclarecedoras para que se entendam as diferentes respostas quando a música é mais rápida, mais lenta, de determinado género, de volume mais alto ou mais baixo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T00:00:00Z
2020-07-21
2022-01-18T16:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10983
url http://hdl.handle.net/10348/10983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137136114401280