Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Manuel Augusto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15578
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_ed522071e2b2b07dd6c975c2fe278b84
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gamingFãFandomVideojogosEventosGamingFanVideo gamesEventsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A noção de fã ao longo dos anos foi-se alterando. Se no início a figura do fã se afigurava numa visão menos positiva e doentia, mais tarde, esta visão foi alterada pela imagem do aficionado ativo e participativo, que reúne consigo várias ferramentas de produção e partilha de conteúdos sobre o objeto que venera. Neste sentido, este estudo focou-se num particular grupo de admiradores, fazendo uma observação atenta da indústria do gaming. Esta investigação pretende traçar o perfil e comportamentos destes fãs de videojogos, explorar os motivos que os levam a assistir a competições de videojogos em livestream, a participar em eventos com a temática do gaming e a praticar outras atividades relacionadas com os jogos online. Adotou-se uma metodologia quantitativa e probabilística com uma abordagem mista, fazendo uso da aplicação de um inquérito por questionário (amostra de 218 participantes em dois eventos de videojogos). Pela análise dos resultados concluiu-se que o gaming, enquanto meio de entretenimento, possui a ‘Diversão’ como o motivo principal que leva os seus admiradores tanto a jogar videojogos, a assistir a competições de e-sports, como a ir a eventos com a temática do gaming. Também os ‘Motivos Sociais’ e a ‘Conexão a uma comunidade’ são fatores importantes para esta cultura. Por fim, os entusiastas da cultura dos videojogos, embora joguem, pertençam a comunidades e tenham interesses múltiplos, não se identificam como fãs.ABSTRACT: The notion of fan over the years has changed. If in the beginning the figure of the fan appeared in a less positive and unhealthy view, later this view was changed by the image of the active and participative fan, who brings together with him various tools of production and sharing of contents on the object he venerates. In this sense, this study focused on a particular group of admirers, making a careful observation of the gaming industry. This research aims to trace the profile and behaviors of these video game fans, explore the reasons that lead them to watch video games competitions in livestream, to participate in gaming-themed events and to engage in other activities related to online gaming. We adopted a quantitative and probabilistic methodology with a mixed approach, using a questionnaire survey (sample of 218 participants in two video game events). From the analysis of the results it was concluded that gaming, as a means of entertainment, has the 'Fun' as the main reason that leads its admirers both to play video games, watch e-sports competitions, and go to events with the theme of gaming. Also the 'Social Motives' and the 'Connection to a community' are important factors for this culture. Finally, video game culture enthusiasts, although they play, belong to communities and have multiple interests, do not identify as fans.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAntunes, Ana Cristina CoelhoJorge, AnaRCIPLLima, Francisco Manuel Augusto2023-02-14T15:00:06Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15578TID:203187652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:13.656935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
title Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
spellingShingle Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
Lima, Francisco Manuel Augusto

Fandom
Videojogos
Eventos
Gaming
Fan
Video games
Events
title_short Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
title_full Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
title_fullStr Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
title_full_unstemmed Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
title_sort Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
author Lima, Francisco Manuel Augusto
author_facet Lima, Francisco Manuel Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Ana Cristina Coelho
Jorge, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Manuel Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv
Fandom
Videojogos
Eventos
Gaming
Fan
Video games
Events
topic
Fandom
Videojogos
Eventos
Gaming
Fan
Video games
Events
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T00:00:00Z
2023-02-14T15:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15578
TID:203187652
url http://hdl.handle.net/10400.21/15578
identifier_str_mv TID:203187652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505158905856