Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15578 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
id |
RCAP_ed522071e2b2b07dd6c975c2fe278b84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gamingFãFandomVideojogosEventosGamingFanVideo gamesEventsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.A noção de fã ao longo dos anos foi-se alterando. Se no início a figura do fã se afigurava numa visão menos positiva e doentia, mais tarde, esta visão foi alterada pela imagem do aficionado ativo e participativo, que reúne consigo várias ferramentas de produção e partilha de conteúdos sobre o objeto que venera. Neste sentido, este estudo focou-se num particular grupo de admiradores, fazendo uma observação atenta da indústria do gaming. Esta investigação pretende traçar o perfil e comportamentos destes fãs de videojogos, explorar os motivos que os levam a assistir a competições de videojogos em livestream, a participar em eventos com a temática do gaming e a praticar outras atividades relacionadas com os jogos online. Adotou-se uma metodologia quantitativa e probabilística com uma abordagem mista, fazendo uso da aplicação de um inquérito por questionário (amostra de 218 participantes em dois eventos de videojogos). Pela análise dos resultados concluiu-se que o gaming, enquanto meio de entretenimento, possui a ‘Diversão’ como o motivo principal que leva os seus admiradores tanto a jogar videojogos, a assistir a competições de e-sports, como a ir a eventos com a temática do gaming. Também os ‘Motivos Sociais’ e a ‘Conexão a uma comunidade’ são fatores importantes para esta cultura. Por fim, os entusiastas da cultura dos videojogos, embora joguem, pertençam a comunidades e tenham interesses múltiplos, não se identificam como fãs.ABSTRACT: The notion of fan over the years has changed. If in the beginning the figure of the fan appeared in a less positive and unhealthy view, later this view was changed by the image of the active and participative fan, who brings together with him various tools of production and sharing of contents on the object he venerates. In this sense, this study focused on a particular group of admirers, making a careful observation of the gaming industry. This research aims to trace the profile and behaviors of these video game fans, explore the reasons that lead them to watch video games competitions in livestream, to participate in gaming-themed events and to engage in other activities related to online gaming. We adopted a quantitative and probabilistic methodology with a mixed approach, using a questionnaire survey (sample of 218 participants in two video game events). From the analysis of the results it was concluded that gaming, as a means of entertainment, has the 'Fun' as the main reason that leads its admirers both to play video games, watch e-sports competitions, and go to events with the theme of gaming. Also the 'Social Motives' and the 'Connection to a community' are important factors for this culture. Finally, video game culture enthusiasts, although they play, belong to communities and have multiple interests, do not identify as fans.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialAntunes, Ana Cristina CoelhoJorge, AnaRCIPLLima, Francisco Manuel Augusto2023-02-14T15:00:06Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15578TID:203187652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:13.656935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
title |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
spellingShingle |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming Lima, Francisco Manuel Augusto Fã Fandom Videojogos Eventos Gaming Fan Video games Events |
title_short |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
title_full |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
title_fullStr |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
title_full_unstemmed |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
title_sort |
Cultura de fãs: uma perspetiva sobre as comunidades e eventos de gaming |
author |
Lima, Francisco Manuel Augusto |
author_facet |
Lima, Francisco Manuel Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Ana Cristina Coelho Jorge, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco Manuel Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fã Fandom Videojogos Eventos Gaming Fan Video games Events |
topic |
Fã Fandom Videojogos Eventos Gaming Fan Video games Events |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 2022-12-15T00:00:00Z 2023-02-14T15:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15578 TID:203187652 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15578 |
identifier_str_mv |
TID:203187652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133505158905856 |