Mercado do vinho biológico português: comportamento e perfil do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moya, Keylor Humberto Villalobos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27745
Resumo: Nos últimos anos, o vinho biológico tem evoluído de forma positiva na produção e no consumo, dada a uma maior preocupação ambiental e consciência com a saúde dos consumidores, embora continue a ser uma atividade económica em Portugal com um mercado muito reduzido em comparação com outros países da União Europeia, e com outros produtos de origem agro-alimentar Bio. Deste modo, pretendeu-se analisar o comportamento do consumidor em relação ao vinho biológico, nomeadamente na identificação e caracterização; considerando variáveis como hábitos de consumo e compra, grau de conhecimento, a sua perceção sobre atributos do vinho biológico, estilo de vida, consciência pela saúde e sensibilidade ao preço, testando alguns deles para perceber quais podiam ter uma correlação linear com a atitude e a intenção de compra, consumo e recomendação. Isto foi testado a partir de análises de regressão múltipla. Finalmente foi realizada uma análise cluster para obtenção de segmentos de consumidores com disposição ao consumo e compra de vinho biológico. A investigação foi descritiva, com levantamento de dados quantitativos a partir de um questionário online disponível durante três meses (março-maio 2019). Os resultados evidenciaram necessidades dos consumidores, que podem ser base para estratégias de marketing. Além disso, conseguiu-se determinar o perfil do consumidor destes tipos de vinhos e explicar a importância da perceção sobre atributos do vinho biológico, atitudes, e a consciência pela saúde como fatores determinantes na disposição de compra, consumo e recomendação; Abstract; During the past years, organic wine has evolved positively in production and consumption, due to a major environmental concern and awareness of consumer health, however it remains an economic activity with a very small market in Portugal comparing to other countries of the European Union and other agro-food products. Therefore, the objective was to analyze consumer behavior in relation to organic wine, properly related to identification and characterization; considering variables such as consumption and purchasing habits, degree of knowledge, their perception on attributes of organic wine, healthy lifestyle, health awareness and price consciousness, testing some of them to see which could have a linear correlation on attitude and intentions of purchase, consumption and recommendation. This was tested from multiple regression analysis. Finally, a cluster analysis was performed to obtain segments of consumers with potential for consumption and purchase of organic wine. The research was descriptive, with quantitative data collection from an online questionnaire available for three months (March-May 2019). The results disclosed consumer needs, that could be the basis for marketing strategies. In addition, it was possible to determine the consumer profile of these types of wines and explain the importance of the perception of organic wine attributes, attitudes and health conscience as determinant factors on intentions to purchase, consumption and recommendation.
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