Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16228 |
Resumo: | Na presente investigação pretendeu-se compreender as influências que as práticas de Responsabilidade Social têm nos comportamentos e atitudes dos colaboradores. Estudaram-se diversas dimensões, para além das práticas e ações das organizações, de referir os níveis de empenhamento e de motivação dos colaboradores, a satisfação no trabalho, o sentimento de pertença e de continuidade, o compromisso e o desempenho. Em termos de metodologia optou-se por uma investigação com base na aplicação de um questionário adaptado de Santos (2010), que fora aplicado a públicos diferentes e sem controlo em realidades organizacionais distintas. Com base na presente investigação pode-se garantir que a Responsabilidade Social das Organizações revela ter uma significativa atenção por parte dos colaboradores e que, também eles, podem ser agentes ativos no tema Responsabilidade Social, tanto dentro como fora das organizações que representam; Abstract: PRATICES AND ACTIONS THAT INFLUENCE THE EMPLOYEES ON ORGANIZATIONS WITH SOCIAL RESPONSIBILITY In the present investigation we pretend to present the Corporate Social Responsibility (CSR) influences on employees’ behavior. Meanwhile between several factors, including the organization practices and actions, we present the commitment and motivation based on subjects like work satisfaction, belongingness and performance. On the methodology was used one investigation based on a survey adapted from Santos (2010) and applied in different targets without control on diverse organizational realities. Based on the present research we estimate that employees pay really attention on Corporate Social Responsibility. According this, they can be active agents on the subject Social Responsibility, however inside or outside of the organization. |
id |
RCAP_ed58b145dac98012cadeb26341379514 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16228 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade socialResponsabilidade social das organizaçõesDimensão interna da RSOPerceções dos colaboradoresCorporate social responsibilityInternal dimension of CSREmployees perceptionsNa presente investigação pretendeu-se compreender as influências que as práticas de Responsabilidade Social têm nos comportamentos e atitudes dos colaboradores. Estudaram-se diversas dimensões, para além das práticas e ações das organizações, de referir os níveis de empenhamento e de motivação dos colaboradores, a satisfação no trabalho, o sentimento de pertença e de continuidade, o compromisso e o desempenho. Em termos de metodologia optou-se por uma investigação com base na aplicação de um questionário adaptado de Santos (2010), que fora aplicado a públicos diferentes e sem controlo em realidades organizacionais distintas. Com base na presente investigação pode-se garantir que a Responsabilidade Social das Organizações revela ter uma significativa atenção por parte dos colaboradores e que, também eles, podem ser agentes ativos no tema Responsabilidade Social, tanto dentro como fora das organizações que representam; Abstract: PRATICES AND ACTIONS THAT INFLUENCE THE EMPLOYEES ON ORGANIZATIONS WITH SOCIAL RESPONSIBILITY In the present investigation we pretend to present the Corporate Social Responsibility (CSR) influences on employees’ behavior. Meanwhile between several factors, including the organization practices and actions, we present the commitment and motivation based on subjects like work satisfaction, belongingness and performance. On the methodology was used one investigation based on a survey adapted from Santos (2010) and applied in different targets without control on diverse organizational realities. Based on the present research we estimate that employees pay really attention on Corporate Social Responsibility. According this, they can be active agents on the subject Social Responsibility, however inside or outside of the organization.Universidade de Évora2015-11-06T19:30:50Z2015-11-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16228http://hdl.handle.net/10174/16228TID:201190729porDepartamento de Gestãom10383@alunos.uevora.pt256Brites, André Filipe Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:39.169390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
title |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
spellingShingle |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social Brites, André Filipe Guerreiro Responsabilidade social das organizações Dimensão interna da RSO Perceções dos colaboradores Corporate social responsibility Internal dimension of CSR Employees perceptions |
title_short |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
title_full |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
title_fullStr |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
title_full_unstemmed |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
title_sort |
Práticas e ações que influenciam os colaboradores de organizações com responsabilidade social |
author |
Brites, André Filipe Guerreiro |
author_facet |
Brites, André Filipe Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, André Filipe Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social das organizações Dimensão interna da RSO Perceções dos colaboradores Corporate social responsibility Internal dimension of CSR Employees perceptions |
topic |
Responsabilidade social das organizações Dimensão interna da RSO Perceções dos colaboradores Corporate social responsibility Internal dimension of CSR Employees perceptions |
description |
Na presente investigação pretendeu-se compreender as influências que as práticas de Responsabilidade Social têm nos comportamentos e atitudes dos colaboradores. Estudaram-se diversas dimensões, para além das práticas e ações das organizações, de referir os níveis de empenhamento e de motivação dos colaboradores, a satisfação no trabalho, o sentimento de pertença e de continuidade, o compromisso e o desempenho. Em termos de metodologia optou-se por uma investigação com base na aplicação de um questionário adaptado de Santos (2010), que fora aplicado a públicos diferentes e sem controlo em realidades organizacionais distintas. Com base na presente investigação pode-se garantir que a Responsabilidade Social das Organizações revela ter uma significativa atenção por parte dos colaboradores e que, também eles, podem ser agentes ativos no tema Responsabilidade Social, tanto dentro como fora das organizações que representam; Abstract: PRATICES AND ACTIONS THAT INFLUENCE THE EMPLOYEES ON ORGANIZATIONS WITH SOCIAL RESPONSIBILITY In the present investigation we pretend to present the Corporate Social Responsibility (CSR) influences on employees’ behavior. Meanwhile between several factors, including the organization practices and actions, we present the commitment and motivation based on subjects like work satisfaction, belongingness and performance. On the methodology was used one investigation based on a survey adapted from Santos (2010) and applied in different targets without control on diverse organizational realities. Based on the present research we estimate that employees pay really attention on Corporate Social Responsibility. According this, they can be active agents on the subject Social Responsibility, however inside or outside of the organization. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-06T19:30:50Z 2015-11-06 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16228 http://hdl.handle.net/10174/16228 TID:201190729 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16228 |
identifier_str_mv |
TID:201190729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão m10383@alunos.uevora.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136569405210624 |