O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria de Fátima Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/19
Resumo: O presente trabalho visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares para o processo do ensino/aprendizagem, tendo como base um estudo de caso sobre o uso daqueles equipamentos por parte dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola do centro do país. A biblioteca escolar é um meio facilitador no processo do ensino e da aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, do desenvolvimento de actividades conducentes à competência leitora dos alunos e do ensino de práticas de pesquisa para o seu desenvolvimento integral como cidadãos livres, autónomos, intervenientes e críticos. A acção investigativa incide sobre três eixos indissociáveis: alunos, professores e recursos da biblioteca escolar. O estudo sustentou-se numa exaustiva pesquisa bibliográfica que estabeleceu os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso efectivo da biblioteca escolar e dos seus recursos, por parte dos alunos, teve lugar numa Escola Secundária CEB 2, 3. da Região Centro e incidiu, maioritariamente, sobre alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar da qualidade dos recursos e serviços prestados pela biblioteca estudada, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, e cumprindo as linhas orientadoras aplicáveis, a sua capacidade de penetração nos hábitos dos alunos da escola ainda não é suficiente para que se torne um agente efectivo no processo do ensino/aprendizagem. Conclui-se assim que, embora haja alunos que frequentam regularmente a biblioteca escolar, há ainda muito a fazer em relação à aquisição de hábitos de leitura, estudo e de pesquisa na Internet de forma consciente e crítica. The purpose of this study is to think over the contribution of school libraries to the teaching-learning and is based in a case study about the use of those equipments by the students of the 3 rd Grade of elementary education in a school situated in the central region of the country. The school library is a reality which can make the teaching-learning process much easier. By means of the dynamics of all its resources together with the implementation of activities aiming at achieving the students’ ability to read as well as teaching them research practice, it can greatly contribute to their development as a whole so that they can become free, critical, autonomous, involved citizens. This investigative intervention is focused in the interaction of three inseparable agents: the students, the teachers and the school library resources. The study is based in an exhaustive bibliographical research which has established the main concepts of the theoretical argumentation. The empirical investigation from which it was intended to get information about the effective use of the school library and its resources by the students occurs in a Secondary School with the 3rd Grade of elementary education situated in the central region of the country and has been mostly focused in students of the 3rd Grade. By analyzing the results taken from the study, we can state that, in spite of the quality of the resources and the services provided by the library in study, which is inserted in the School Library Network and observing the suitable guidelines, its ability to influence the school student’s habits is not yet strong enough to become an effective agent in teaching-learning process. This way, we can conclude that, although some students attend the School Library regularly, there is still a lot to do towards the acquisition of reading, learning and Internet research habits in a conscious and critical way.
id RCAP_ed7a84e7d4c851f58d1fa4e3908e3b64
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/19
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.Sucesso educativoEnsino/AprendizagemBibliotecas escolaresTMEBO presente trabalho visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares para o processo do ensino/aprendizagem, tendo como base um estudo de caso sobre o uso daqueles equipamentos por parte dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola do centro do país. A biblioteca escolar é um meio facilitador no processo do ensino e da aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, do desenvolvimento de actividades conducentes à competência leitora dos alunos e do ensino de práticas de pesquisa para o seu desenvolvimento integral como cidadãos livres, autónomos, intervenientes e críticos. A acção investigativa incide sobre três eixos indissociáveis: alunos, professores e recursos da biblioteca escolar. O estudo sustentou-se numa exaustiva pesquisa bibliográfica que estabeleceu os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso efectivo da biblioteca escolar e dos seus recursos, por parte dos alunos, teve lugar numa Escola Secundária CEB 2, 3. da Região Centro e incidiu, maioritariamente, sobre alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar da qualidade dos recursos e serviços prestados pela biblioteca estudada, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, e cumprindo as linhas orientadoras aplicáveis, a sua capacidade de penetração nos hábitos dos alunos da escola ainda não é suficiente para que se torne um agente efectivo no processo do ensino/aprendizagem. Conclui-se assim que, embora haja alunos que frequentam regularmente a biblioteca escolar, há ainda muito a fazer em relação à aquisição de hábitos de leitura, estudo e de pesquisa na Internet de forma consciente e crítica. The purpose of this study is to think over the contribution of school libraries to the teaching-learning and is based in a case study about the use of those equipments by the students of the 3 rd Grade of elementary education in a school situated in the central region of the country. The school library is a reality which can make the teaching-learning process much easier. By means of the dynamics of all its resources together with the implementation of activities aiming at achieving the students’ ability to read as well as teaching them research practice, it can greatly contribute to their development as a whole so that they can become free, critical, autonomous, involved citizens. This investigative intervention is focused in the interaction of three inseparable agents: the students, the teachers and the school library resources. The study is based in an exhaustive bibliographical research which has established the main concepts of the theoretical argumentation. The empirical investigation from which it was intended to get information about the effective use of the school library and its resources by the students occurs in a Secondary School with the 3rd Grade of elementary education situated in the central region of the country and has been mostly focused in students of the 3rd Grade. By analyzing the results taken from the study, we can state that, in spite of the quality of the resources and the services provided by the library in study, which is inserted in the School Library Network and observing the suitable guidelines, its ability to influence the school student’s habits is not yet strong enough to become an effective agent in teaching-learning process. This way, we can conclude that, although some students attend the School Library regularly, there is still a lot to do towards the acquisition of reading, learning and Internet research habits in a conscious and critical way.2013-08-14T17:59:29Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/19porCota: TMEB 3Martins, Maria de Fátima Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
title O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
spellingShingle O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
Martins, Maria de Fátima Rodrigues
Sucesso educativo
Ensino/Aprendizagem
Bibliotecas escolares
TMEB
title_short O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
title_full O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
title_fullStr O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
title_full_unstemmed O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
title_sort O papel da biblioteca escolar no processo do ensino/aprendizagem: estudo de caso.
author Martins, Maria de Fátima Rodrigues
author_facet Martins, Maria de Fátima Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso educativo
Ensino/Aprendizagem
Bibliotecas escolares
TMEB
topic Sucesso educativo
Ensino/Aprendizagem
Bibliotecas escolares
TMEB
description O presente trabalho visa reflectir sobre o contributo das bibliotecas escolares para o processo do ensino/aprendizagem, tendo como base um estudo de caso sobre o uso daqueles equipamentos por parte dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola do centro do país. A biblioteca escolar é um meio facilitador no processo do ensino e da aprendizagem, através da dinamização de todos os recursos nela existentes, do desenvolvimento de actividades conducentes à competência leitora dos alunos e do ensino de práticas de pesquisa para o seu desenvolvimento integral como cidadãos livres, autónomos, intervenientes e críticos. A acção investigativa incide sobre três eixos indissociáveis: alunos, professores e recursos da biblioteca escolar. O estudo sustentou-se numa exaustiva pesquisa bibliográfica que estabeleceu os conceitos principais da fundamentação teórica. A investigação empírica, a partir da qual se pretendeu obter informação sobre o uso efectivo da biblioteca escolar e dos seus recursos, por parte dos alunos, teve lugar numa Escola Secundária CEB 2, 3. da Região Centro e incidiu, maioritariamente, sobre alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados obtidos permitem concluir que, apesar da qualidade dos recursos e serviços prestados pela biblioteca estudada, inserida na Rede de Bibliotecas Escolares, e cumprindo as linhas orientadoras aplicáveis, a sua capacidade de penetração nos hábitos dos alunos da escola ainda não é suficiente para que se torne um agente efectivo no processo do ensino/aprendizagem. Conclui-se assim que, embora haja alunos que frequentam regularmente a biblioteca escolar, há ainda muito a fazer em relação à aquisição de hábitos de leitura, estudo e de pesquisa na Internet de forma consciente e crítica. The purpose of this study is to think over the contribution of school libraries to the teaching-learning and is based in a case study about the use of those equipments by the students of the 3 rd Grade of elementary education in a school situated in the central region of the country. The school library is a reality which can make the teaching-learning process much easier. By means of the dynamics of all its resources together with the implementation of activities aiming at achieving the students’ ability to read as well as teaching them research practice, it can greatly contribute to their development as a whole so that they can become free, critical, autonomous, involved citizens. This investigative intervention is focused in the interaction of three inseparable agents: the students, the teachers and the school library resources. The study is based in an exhaustive bibliographical research which has established the main concepts of the theoretical argumentation. The empirical investigation from which it was intended to get information about the effective use of the school library and its resources by the students occurs in a Secondary School with the 3rd Grade of elementary education situated in the central region of the country and has been mostly focused in students of the 3rd Grade. By analyzing the results taken from the study, we can state that, in spite of the quality of the resources and the services provided by the library in study, which is inserted in the School Library Network and observing the suitable guidelines, its ability to influence the school student’s habits is not yet strong enough to become an effective agent in teaching-learning process. This way, we can conclude that, although some students attend the School Library regularly, there is still a lot to do towards the acquisition of reading, learning and Internet research habits in a conscious and critical way.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-14T17:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/19
url http://hdl.handle.net/11328/19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545613455360