A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Maria Helena
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/630
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
id RCAP_ed850e267991daa9e576e1a976aecc82
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantesTesesEducação pré-escolarEscritaEducação de infânciaRepresentaçõesLinguagem escritaFormaçãoDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. No presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa, procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Era igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como identificar os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita na educação pré-escolar e, ainda, compreender se a sua posição, relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo indica-nos que nas práticas das educadoras se encontra, ainda, muito enraizada, a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que consideram o desenvolvimento deste domínio competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo.Gonçalves, José Alberto MendonçaSapientiaHorta, Maria Helena2011-09-07T16:05:10Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/630por373.2 HOR*Abo Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:25Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:57.865977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
title A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
spellingShingle A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
Horta, Maria Helena
Teses
Educação pré-escolar
Escrita
Educação de infância
Representações
Linguagem escrita
Formação
title_short A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
title_full A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
title_fullStr A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
title_full_unstemmed A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
title_sort A abordagem à escrita na educação pré-escolar: representações das educadoras de infância cooperantes
author Horta, Maria Helena
author_facet Horta, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José Alberto Mendonça
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação pré-escolar
Escrita
Educação de infância
Representações
Linguagem escrita
Formação
topic Teses
Educação pré-escolar
Escrita
Educação de infância
Representações
Linguagem escrita
Formação
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2006
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/630
url http://hdl.handle.net/10400.1/630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 HOR*Abo Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133150407819264