Liderança e inovação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Patricia, Sá, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26162
Resumo: Para que uma escola tenha um bom desempenho, espera-se que os seus docentes e discentes se encontrem motivados e ao mesmo tempo satisfeitos com o seu trabalho. Contudo, para esta situação ser possível, será importante ter em atenção alguns aspetos que podem influenciar um contexto favorável a esse nível, tais como o estilo de liderança adotado pelos diretores de escola e o seu impacto no clima organizacional escolar. Este impacto irá influenciar a adoção de medidas que fomentam a inovação educativa no sistema escolar. O objetivo deste estudo é perceber a relação existente entre a figura do diretor escolar e a sua influência no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa. Recorreu-se à metodologia PRISMA, cumprindo com as indicações referidas por Correia e Sá, que citam Galvão, Pansani e Harrad (2015), onde se procurou estudar artigos publicados, trabalhos de mestrado e doutorais. Para a revisão bibliográfica, procedeu-se à identificação dos autores recorrendo-se às bases de dados Wos (web of science), Scopus e RCAAP. Para a identificação dos estudos explorou-se a base de dados Google Scholar. Após a pesquisa e aplicados os critérios de elegibilidade por nós definidos, foram selecionados 5 estudos como amostra para o nosso trabalho. Concluiu-se haver uma influência da liderança no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa das escolas. Conseguiu-se verificar que com lideranças mais transformacionais e permissivas à participação, o clima organizacional sai favorecido, pelo que o os conceitos liderança, motivação e inovação educativa estão intimamente relacionados.
id RCAP_ed951163a16f1cdb9e30085d73bfb424
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança e inovação educativaLeadership and educational innovationLiderançaClima organizacionalMotivaçãoDiretor escolarInovação educativaPara que uma escola tenha um bom desempenho, espera-se que os seus docentes e discentes se encontrem motivados e ao mesmo tempo satisfeitos com o seu trabalho. Contudo, para esta situação ser possível, será importante ter em atenção alguns aspetos que podem influenciar um contexto favorável a esse nível, tais como o estilo de liderança adotado pelos diretores de escola e o seu impacto no clima organizacional escolar. Este impacto irá influenciar a adoção de medidas que fomentam a inovação educativa no sistema escolar. O objetivo deste estudo é perceber a relação existente entre a figura do diretor escolar e a sua influência no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa. Recorreu-se à metodologia PRISMA, cumprindo com as indicações referidas por Correia e Sá, que citam Galvão, Pansani e Harrad (2015), onde se procurou estudar artigos publicados, trabalhos de mestrado e doutorais. Para a revisão bibliográfica, procedeu-se à identificação dos autores recorrendo-se às bases de dados Wos (web of science), Scopus e RCAAP. Para a identificação dos estudos explorou-se a base de dados Google Scholar. Após a pesquisa e aplicados os critérios de elegibilidade por nós definidos, foram selecionados 5 estudos como amostra para o nosso trabalho. Concluiu-se haver uma influência da liderança no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa das escolas. Conseguiu-se verificar que com lideranças mais transformacionais e permissivas à participação, o clima organizacional sai favorecido, pelo que o os conceitos liderança, motivação e inovação educativa estão intimamente relacionados.For a school to perform well, its teachers and students are expected to be motivated and at the same time satisfied with their work. However, for this situation to be possible, it is important to bear in mind some aspects that can influence a favorable context at that level, such as the leadership style adopted by school directors and its impact on the school organizational climate. This impact will influence the adoption of measures that encourage educational innovation in the school system. The objective of this study is to understand the relationship between the figure of the school director and his influence on the organizational/motivational climate of school institutions and the consequent impact on educational innovation. The PRISMA methodology was used, complying with the indications mentioned by Correia and Sá, who cite Galvão, Pansani and Harrad (2015), where an attempt was made to study published articles, master’s, and doctoral works. For the bibliographic review, the authors were identified using the Wos (web of science), Scopus and RCAAP databases. For the identification of studies, the Google Scholar database was explored. After the research and the application of the eligibility criteria defined by us, 5 studies were selected as a sample for our work. It was concluded that there is an influence of leadership in the organizational/motivational climate of school institutions and consequent impact on educational innovation in schools. It was possible to verify that with leaderships that are more transformational and permissive to participation, the organizational climate is favored, so that the concepts of leadership, motivation and educational innovation are closely related.Biblioteca Digital do IPBFranco, JoãoSousa, PatriciaSá, Susana2022-12-07T16:09:47Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26162porFranco, João; Sousa, Patrícia; Sá, Susana (2022). Liderança e inovação educativa. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias (FINOM) . ISSN 1809-1628. 38, p. 108-1351809-162810.5281/zenodo.7396267info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:42.889498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança e inovação educativa
Leadership and educational innovation
title Liderança e inovação educativa
spellingShingle Liderança e inovação educativa
Franco, João
Liderança
Clima organizacional
Motivação
Diretor escolar
Inovação educativa
title_short Liderança e inovação educativa
title_full Liderança e inovação educativa
title_fullStr Liderança e inovação educativa
title_full_unstemmed Liderança e inovação educativa
title_sort Liderança e inovação educativa
author Franco, João
author_facet Franco, João
Sousa, Patricia
Sá, Susana
author_role author
author2 Sousa, Patricia
Sá, Susana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, João
Sousa, Patricia
Sá, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Clima organizacional
Motivação
Diretor escolar
Inovação educativa
topic Liderança
Clima organizacional
Motivação
Diretor escolar
Inovação educativa
description Para que uma escola tenha um bom desempenho, espera-se que os seus docentes e discentes se encontrem motivados e ao mesmo tempo satisfeitos com o seu trabalho. Contudo, para esta situação ser possível, será importante ter em atenção alguns aspetos que podem influenciar um contexto favorável a esse nível, tais como o estilo de liderança adotado pelos diretores de escola e o seu impacto no clima organizacional escolar. Este impacto irá influenciar a adoção de medidas que fomentam a inovação educativa no sistema escolar. O objetivo deste estudo é perceber a relação existente entre a figura do diretor escolar e a sua influência no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa. Recorreu-se à metodologia PRISMA, cumprindo com as indicações referidas por Correia e Sá, que citam Galvão, Pansani e Harrad (2015), onde se procurou estudar artigos publicados, trabalhos de mestrado e doutorais. Para a revisão bibliográfica, procedeu-se à identificação dos autores recorrendo-se às bases de dados Wos (web of science), Scopus e RCAAP. Para a identificação dos estudos explorou-se a base de dados Google Scholar. Após a pesquisa e aplicados os critérios de elegibilidade por nós definidos, foram selecionados 5 estudos como amostra para o nosso trabalho. Concluiu-se haver uma influência da liderança no clima organizacional/motivacional das instituições escolares e consequente impacto na inovação educativa das escolas. Conseguiu-se verificar que com lideranças mais transformacionais e permissivas à participação, o clima organizacional sai favorecido, pelo que o os conceitos liderança, motivação e inovação educativa estão intimamente relacionados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T16:09:47Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26162
url http://hdl.handle.net/10198/26162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franco, João; Sousa, Patrícia; Sá, Susana (2022). Liderança e inovação educativa. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias (FINOM) . ISSN 1809-1628. 38, p. 108-135
1809-1628
10.5281/zenodo.7396267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135454049599488