O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batanete, Beatriz Barradas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41832
Resumo: Com o aparecimento da pandemia Covid-19, os comportamentos e preferências dos consumidores foram significativamente alterados no que diz respeito ao e-commerce. Com a sequência dos estados de emergência e com a obrigatoriedade de permanecer em casa, os consumidores começaram a realizar as suas compras online, visto que, as lojas físicas encontravam-se encerradas por tempo indeterminado. A adoção do teletrabalho como consequência de permanecer em casa, veio também auxiliar este crescente interesse em realizar as compras por meios digitais. Este presente projeto pretende perceber, estudar e avaliar quais os comportamentos que foram alterados e quais os novos hábitos digitais dos consumidores portugueses antes e após o aparecimento da pandemia Covid-19. O estudo foi realizado a um total de 100 consumidores sendo abordados os seguintes temas para análise: 1 – Confiança nos métodos de pagamento online; 2 – Confiança nos Websites; 3 – Escolha dos produtos online; 4 – Experiência de compra do consumidor online; 5 – Relação de proximidade e pós-venda.
id RCAP_edc4a3225f9acd8f5201b0bcdbff098c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19Comportamento do consumidorPandemiaCovid-19E-commerceCompras onlineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom o aparecimento da pandemia Covid-19, os comportamentos e preferências dos consumidores foram significativamente alterados no que diz respeito ao e-commerce. Com a sequência dos estados de emergência e com a obrigatoriedade de permanecer em casa, os consumidores começaram a realizar as suas compras online, visto que, as lojas físicas encontravam-se encerradas por tempo indeterminado. A adoção do teletrabalho como consequência de permanecer em casa, veio também auxiliar este crescente interesse em realizar as compras por meios digitais. Este presente projeto pretende perceber, estudar e avaliar quais os comportamentos que foram alterados e quais os novos hábitos digitais dos consumidores portugueses antes e após o aparecimento da pandemia Covid-19. O estudo foi realizado a um total de 100 consumidores sendo abordados os seguintes temas para análise: 1 – Confiança nos métodos de pagamento online; 2 – Confiança nos Websites; 3 – Escolha dos produtos online; 4 – Experiência de compra do consumidor online; 5 – Relação de proximidade e pós-venda.With the emergence of the Covid-19 pandemic, preferences and consumers behavior as changed significantly in e-commerce. With the sequence of states of emergency and the duty to stay at home, consumers began to make their purchases online, as physical stores were closed indefinitely. The adoption of teleworking as a consequence of staying at home has also helped this growing interest in making purchases through digital media. This project aims to understand, study and evaluate which are the new digital habits of Portuguese consumers before and after the beginning of the Covid-19 pandemic. The study was carried out with a total of 100 consumers and the following topics were addressed for analysis: 1 – Trust in online payment methods; 2 – Trust in Websites; 3 – Choosing online products; 4 – Online consumer shopping experience; 5 – Proximity and after-sales relationship.Martin D'Ávila, MiguelRepositório ComumBatanete, Beatriz Barradas2022-09-20T13:49:27Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41832203061497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T15:45:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:47.677979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
title O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
spellingShingle O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
Batanete, Beatriz Barradas
Comportamento do consumidor
Pandemia
Covid-19
E-commerce
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
title_full O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
title_fullStr O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
title_sort O comportamento do consumidor no E-Commerce face à Pandemia Covid-19
author Batanete, Beatriz Barradas
author_facet Batanete, Beatriz Barradas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin D'Ávila, Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Batanete, Beatriz Barradas
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Pandemia
Covid-19
E-commerce
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Pandemia
Covid-19
E-commerce
Compras online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Com o aparecimento da pandemia Covid-19, os comportamentos e preferências dos consumidores foram significativamente alterados no que diz respeito ao e-commerce. Com a sequência dos estados de emergência e com a obrigatoriedade de permanecer em casa, os consumidores começaram a realizar as suas compras online, visto que, as lojas físicas encontravam-se encerradas por tempo indeterminado. A adoção do teletrabalho como consequência de permanecer em casa, veio também auxiliar este crescente interesse em realizar as compras por meios digitais. Este presente projeto pretende perceber, estudar e avaliar quais os comportamentos que foram alterados e quais os novos hábitos digitais dos consumidores portugueses antes e após o aparecimento da pandemia Covid-19. O estudo foi realizado a um total de 100 consumidores sendo abordados os seguintes temas para análise: 1 – Confiança nos métodos de pagamento online; 2 – Confiança nos Websites; 3 – Escolha dos produtos online; 4 – Experiência de compra do consumidor online; 5 – Relação de proximidade e pós-venda.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T13:49:27Z
2022-06-29T00:00:00Z
2022-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41832
203061497
url http://hdl.handle.net/10400.26/41832
identifier_str_mv 203061497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130454646849536