A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contente, Ana Sofia Contreiras
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11932
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_ede007d07e0413b13b86e0881506fce2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aulaImagemEnsinoGeografiaHistóriaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioVivemos numa sociedade repleta de imagens onde a sua utilização é cada vez mais generalizada, e por se tratar de um objeto inteligível, torna-se fundamental a sua correta interpretação e compreensão. A imagem pode ser um elemento didático de excelência, pois através da descodificação do seu significado e conteúdo, pode-nos facilitar a aquisição de competências e atingir uma verdadeira literacia visual. O que se pretende com este relatório é refletir sobre a importância da imagem no ensino das disciplinas de Geografia e de História no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvida no ano letivo 2012/2013, em cinco turmas do Ensino Básico, na Escola Secundária de Alvide e na Escola EB2/3 José Cardoso Pires. Na primeira parte deste trabalho, é feita uma reflexão teórica sobre a temática; na segunda parte são descritas algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas, tendo sempre em atenção o tema do trabalho e, na terceira parte, é feita uma reflexão crítica sobre a utilização de imagens em contexto de sala de aula e a sua importância no ensino da Geografia e da História.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNContente, Ana Sofia Contreiras2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11932TID:201016621porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:41Zoai:run.unl.pt:10362/11932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:38.462230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
title A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
spellingShingle A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
Contente, Ana Sofia Contreiras
Imagem
Ensino
Geografia
História
title_short A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
title_full A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
title_fullStr A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
title_sort A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula
author Contente, Ana Sofia Contreiras
author_facet Contente, Ana Sofia Contreiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Contente, Ana Sofia Contreiras
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Ensino
Geografia
História
topic Imagem
Ensino
Geografia
História
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11932
TID:201016621
url http://hdl.handle.net/10362/11932
identifier_str_mv TID:201016621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137847650811904