Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3985 |
Resumo: | A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema. |
id |
RCAP_ede2d338a1ca9c23430c9a9e6c1d820a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissionalEducação profissionalCursos profissionaisCursos Técnicos SuperioresA educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11T22:22:31Z2018-04-112018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3985http://hdl.handle.net/10314/3985porVieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-482358-1425Vieira, Marilandi Maria MascarelloCarvalho, Graça Simões deAraújo, Maria Cristina PanseraTracana, Rosa Brancainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:45Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:09.161414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
title |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
spellingShingle |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional Vieira, Marilandi Maria Mascarello Educação profissional Cursos profissionais Cursos Técnicos Superiores |
title_short |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
title_full |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
title_fullStr |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
title_full_unstemmed |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
title_sort |
Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
author |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello |
author_facet |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Carvalho, Graça Simões de Araújo, Maria Cristina Pansera Tracana, Rosa Branca |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de Araújo, Maria Cristina Pansera Tracana, Rosa Branca |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marilandi Maria Mascarello Carvalho, Graça Simões de Araújo, Maria Cristina Pansera Tracana, Rosa Branca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Cursos profissionais Cursos Técnicos Superiores |
topic |
Educação profissional Cursos profissionais Cursos Técnicos Superiores |
description |
A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11T22:22:31Z 2018-04-11 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3985 http://hdl.handle.net/10314/3985 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-48 2358-1425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924265349120 |