O Enoturismo no Mundo e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina López, Beatriz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33268
Resumo: Este relatório foi redigido após a realização do estágio curricular que decorreu no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios do Turismo de Portugal I.P, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia. O enoturismo no mundo e em Portugal, é o foco é deste relatório, que neste momento é um dos tipos de turismo em continuo crescimento e com um futuro promissor. É uma das formas de turismo que abrange tanto turistas como comunidade local e onde a sua principal motivação é a integração dos visitantes criando uma relação Win-Win. O relatório apresenta a entidade acolhedora, assim como a sua organização e o departamento onde foi realizado o estágio. O mesmo encontra-se dividido em seis partes-capítulos, onde são explicados primeiro de maneira geral, o que é o enoturismo, a sua contextualização, apresentamos a oferta e a demanda deste produto e realizamos uma pesquisa do perfil do enoturista. Diferenciamos o enoturismo em Portugal e realçamos a sua importância presente na estratégia no Plano Estratégico 2027 do Turismo de Portugal. Seguidamente procedemos a uma análise da entidade onde foi realizado o estágio. Identificamos os seus objetivos, missão, organização, desde um ponto de vista amplo e global até o departamento de marketing onde decorreu o estágio. Concluindo com a apresentação de uma proposta de valor, onde se cria e investiga de que forma podemos ajudar a melhoria este setor e propondo uma parceria entre Portugal e Espanha.
id RCAP_edefddd1302caa3a36547c869e661816
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Enoturismo no Mundo e em PortugalEnoturismoParceriaEstratégiaInovaçãoWin-WinDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste relatório foi redigido após a realização do estágio curricular que decorreu no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios do Turismo de Portugal I.P, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia. O enoturismo no mundo e em Portugal, é o foco é deste relatório, que neste momento é um dos tipos de turismo em continuo crescimento e com um futuro promissor. É uma das formas de turismo que abrange tanto turistas como comunidade local e onde a sua principal motivação é a integração dos visitantes criando uma relação Win-Win. O relatório apresenta a entidade acolhedora, assim como a sua organização e o departamento onde foi realizado o estágio. O mesmo encontra-se dividido em seis partes-capítulos, onde são explicados primeiro de maneira geral, o que é o enoturismo, a sua contextualização, apresentamos a oferta e a demanda deste produto e realizamos uma pesquisa do perfil do enoturista. Diferenciamos o enoturismo em Portugal e realçamos a sua importância presente na estratégia no Plano Estratégico 2027 do Turismo de Portugal. Seguidamente procedemos a uma análise da entidade onde foi realizado o estágio. Identificamos os seus objetivos, missão, organização, desde um ponto de vista amplo e global até o departamento de marketing onde decorreu o estágio. Concluindo com a apresentação de uma proposta de valor, onde se cria e investiga de que forma podemos ajudar a melhoria este setor e propondo uma parceria entre Portugal e Espanha.This report was written after the curricular internship that took place in the Department of Territorial Marketing and Tourism Business of Portugal I.P, in the context of the Master's Degree course in Tourism Management and Hospitality at the Faculty of Tourism and Hospitality of the European University. Enotourism in the world and in Portugal, is the focus of this report, which is currently one of the types of tourism in continuous growth and with a promising future. It is one of the forms of tourism that covers both tourists and the local community and where its main motivation is the integration of visitors creating a Win-Win relationship. The report presents the host entity, as well as its organization and the department where the internship was held. It is divided in six parts-chapters, where it is explained first in a general way, what is enotourism, its contextualization, we present the offer and the demand of this product and we carry out a research of the enotourist profile. We differentiate wine tourism in Portugal and highlight its importance in the strategy of the 2027 Strategic Plan of Tourism of Portugal. We then proceeded to an analysis of the entity where the internship was carried out. We identified its objectives, mission, organization, from a broad and global point of view to the marketing department where the internship took place. Concluding with the presentation of a value proposal, where we create and investigate how we can help improve this sector and proposing a partnership between Portugal and Spain.Monteiro, AnabelaRepositório ComumMedina López, Beatriz de2020-09-08T10:59:57Z2020-07-312020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33268TID:202515486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:17.820905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Enoturismo no Mundo e em Portugal
title O Enoturismo no Mundo e em Portugal
spellingShingle O Enoturismo no Mundo e em Portugal
Medina López, Beatriz de
Enoturismo
Parceria
Estratégia
Inovação
Win-Win
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O Enoturismo no Mundo e em Portugal
title_full O Enoturismo no Mundo e em Portugal
title_fullStr O Enoturismo no Mundo e em Portugal
title_full_unstemmed O Enoturismo no Mundo e em Portugal
title_sort O Enoturismo no Mundo e em Portugal
author Medina López, Beatriz de
author_facet Medina López, Beatriz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Anabela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina López, Beatriz de
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturismo
Parceria
Estratégia
Inovação
Win-Win
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Enoturismo
Parceria
Estratégia
Inovação
Win-Win
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Este relatório foi redigido após a realização do estágio curricular que decorreu no Departamento de Marketing Territorial e de Negócios do Turismo de Portugal I.P, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia. O enoturismo no mundo e em Portugal, é o foco é deste relatório, que neste momento é um dos tipos de turismo em continuo crescimento e com um futuro promissor. É uma das formas de turismo que abrange tanto turistas como comunidade local e onde a sua principal motivação é a integração dos visitantes criando uma relação Win-Win. O relatório apresenta a entidade acolhedora, assim como a sua organização e o departamento onde foi realizado o estágio. O mesmo encontra-se dividido em seis partes-capítulos, onde são explicados primeiro de maneira geral, o que é o enoturismo, a sua contextualização, apresentamos a oferta e a demanda deste produto e realizamos uma pesquisa do perfil do enoturista. Diferenciamos o enoturismo em Portugal e realçamos a sua importância presente na estratégia no Plano Estratégico 2027 do Turismo de Portugal. Seguidamente procedemos a uma análise da entidade onde foi realizado o estágio. Identificamos os seus objetivos, missão, organização, desde um ponto de vista amplo e global até o departamento de marketing onde decorreu o estágio. Concluindo com a apresentação de uma proposta de valor, onde se cria e investiga de que forma podemos ajudar a melhoria este setor e propondo uma parceria entre Portugal e Espanha.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08T10:59:57Z
2020-07-31
2020-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33268
TID:202515486
url http://hdl.handle.net/10400.26/33268
identifier_str_mv TID:202515486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135490641756160