Motivação para aprender química: configurações subjetivas de estudantes do ensino médio
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8761 |
Resumo: | Além de pouco estudada, a motivação para aprender química tem sido enfocada como fenômeno do campo afetivo e externo à aprendizagem. Visando contribuir para um enfoque da motivação enquanto fenômeno subjetivo e complexo, o presente artigo apresenta dois estudos de caso da motivação de estudantes cursando o segundo ano do ensino médio. Do estudo de cada caso emergem configurações de sentidos subjetivos singulares, que envolvem a relação com familiares, professores, colegas e o próprio conhecimento. A motivação para estudar química aparece como uma produção subjetiva resultante de toda a história escolar e extra-escolar de cada sujeito, o que implica uma relação muitas vezes contraditória dos níveis subjetivos social e individual. |
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Motivação para aprender química: configurações subjetivas de estudantes do ensino médioXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasAlém de pouco estudada, a motivação para aprender química tem sido enfocada como fenômeno do campo afetivo e externo à aprendizagem. Visando contribuir para um enfoque da motivação enquanto fenômeno subjetivo e complexo, o presente artigo apresenta dois estudos de caso da motivação de estudantes cursando o segundo ano do ensino médio. Do estudo de cada caso emergem configurações de sentidos subjetivos singulares, que envolvem a relação com familiares, professores, colegas e o próprio conhecimento. A motivação para estudar química aparece como uma produção subjetiva resultante de toda a história escolar e extra-escolar de cada sujeito, o que implica uma relação muitas vezes contraditória dos níveis subjetivos social e individual.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8761por1646-2335Pessoa, Wilton RabeloAlves, José Moysésinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.798258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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