Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ma, Weng Sam
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43720
Resumo: No contexto do ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE)/língua segunda (LS), o erro e o feedback corretivo estão a ganhar cada vez mais interesse de investigação e relevância devido às suas potencialidades didáticas e pedagógicas. Torna-se assim imprescindível conhecer e considerar as perceções dos alunos acerca do seu papel no processo de ensino e aprendizagem da língua-alvo, sendo essencial para melhorar as práticas de ensino e auxiliar os alunos na aprendizagem de uma língua. O presente trabalho visa explorar e investigar as perceções dos alunos (chineses) sobre o papel que o erro e o feedback corretivo podem assumir no processo de ensinoaprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Para verificar até que ponto os alunos (chineses) de PLE têm uma perceção positiva sobre o erro e o feedback corretivo, e estão conscientes do seu contributo, aplicou-se um questionário a duas turmas de alunos do 11º ano do Colégio Yuet Wah, precedido por uma reflexão teórica sobre a importância de estudar o conceito de “erro” e o impacto do respetivo feedback. Os resultados revelaram que os alunos inquiridos reconhecem a importância do erro e feedback corretivo no percurso de ensino e aprendizagem de PLE. Porém, após a análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que, ao contrário do feedback corretivo, o erro nem sempre é visto de forma positiva. Além disso, mesmo quando são favoráveis ao fornecimento do feedback corretivo, verificou-se que este pode ter impactos negativos em alguns deles. Este facto, aliado às perceções que os estudantes têm do erro, requer uma atenção particular por parte do professor, com vista a garantir que o erro seja abordado de forma positiva e construtiva e que o feedback corretivo seja utilizado como uma ferramenta para o progresso da aprendizagem da língua portuguesa.
id RCAP_ee57613f40376284a14e299a80622c59
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLEErroFeedback corretivoPerceções de alunosEnsino-aprendizagemPortuguês língua estrangeiraErrorCorrective feedbackStudents’ perceptionsTeaching and learningortuguese as a foreign language.Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo contexto do ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE)/língua segunda (LS), o erro e o feedback corretivo estão a ganhar cada vez mais interesse de investigação e relevância devido às suas potencialidades didáticas e pedagógicas. Torna-se assim imprescindível conhecer e considerar as perceções dos alunos acerca do seu papel no processo de ensino e aprendizagem da língua-alvo, sendo essencial para melhorar as práticas de ensino e auxiliar os alunos na aprendizagem de uma língua. O presente trabalho visa explorar e investigar as perceções dos alunos (chineses) sobre o papel que o erro e o feedback corretivo podem assumir no processo de ensinoaprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Para verificar até que ponto os alunos (chineses) de PLE têm uma perceção positiva sobre o erro e o feedback corretivo, e estão conscientes do seu contributo, aplicou-se um questionário a duas turmas de alunos do 11º ano do Colégio Yuet Wah, precedido por uma reflexão teórica sobre a importância de estudar o conceito de “erro” e o impacto do respetivo feedback. Os resultados revelaram que os alunos inquiridos reconhecem a importância do erro e feedback corretivo no percurso de ensino e aprendizagem de PLE. Porém, após a análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que, ao contrário do feedback corretivo, o erro nem sempre é visto de forma positiva. Além disso, mesmo quando são favoráveis ao fornecimento do feedback corretivo, verificou-se que este pode ter impactos negativos em alguns deles. Este facto, aliado às perceções que os estudantes têm do erro, requer uma atenção particular por parte do professor, com vista a garantir que o erro seja abordado de forma positiva e construtiva e que o feedback corretivo seja utilizado como uma ferramenta para o progresso da aprendizagem da língua portuguesa.In the context of foreign language (FL)/second language (SL) teaching and learning, error and corrective feedback are gaining increasing research interest and importance due to their didactic and pedagogical potential. It is thus essential to know and consider students' perceptions about their role in the process of teaching and learning the target language, which is crucial for improving teaching practices and assisting students in language learning. This study aims to explore and investigate (Chinese) students’ perceptions of the role that error and corrective feedback can play in the teaching-learning process of Portuguese as a Foreign Language (PLE). To examine the extent to which the (Chinese) students of PLE have a positive perception of error and corrective feedback, and aware of its contribution, a questionnaire was applied to two classes of 11th grade students at Yuet Wah College. This was preceded by a theoretical reflection on the importance of examining the concept of ‘error’ and the impact of the respective feedback. The results revealed that the surveyed students recognize the importance of error and corrective feedback in the PLE teaching and learning process. However, after analyzing the collected data, it can be concluded that, unlike corrective feedback, error is not always seen positively. Furthermore, even when students are in favor of receiving corrective feedback, it was found that it can have negative impacts on some of them. This fact, combined with their perceptions of error, requires particular attention from the teacher to ensure that error is addressed in a positive and constructive way and that corrective feedback is used as a tool for the progress of Portuguese language learning.Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMa, Weng Sam2024-01-24T15:38:27Z2023-12-182023-072023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43720TID:203475402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:49.982621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
title Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
spellingShingle Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
Ma, Weng Sam
Erro
Feedback corretivo
Perceções de alunos
Ensino-aprendizagem
Português língua estrangeira
Error
Corrective feedback
Students’ perceptions
Teaching and learning
ortuguese as a foreign language.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
title_full Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
title_fullStr Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
title_full_unstemmed Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
title_sort Perceções de alunos (chineses) sobre o papel do erro e feedback corretivo no processo de ensino-aprendizagem de PLE
author Ma, Weng Sam
author_facet Ma, Weng Sam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Rita de Mendonça Freire Nogueira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ma, Weng Sam
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Feedback corretivo
Perceções de alunos
Ensino-aprendizagem
Português língua estrangeira
Error
Corrective feedback
Students’ perceptions
Teaching and learning
ortuguese as a foreign language.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Erro
Feedback corretivo
Perceções de alunos
Ensino-aprendizagem
Português língua estrangeira
Error
Corrective feedback
Students’ perceptions
Teaching and learning
ortuguese as a foreign language.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description No contexto do ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE)/língua segunda (LS), o erro e o feedback corretivo estão a ganhar cada vez mais interesse de investigação e relevância devido às suas potencialidades didáticas e pedagógicas. Torna-se assim imprescindível conhecer e considerar as perceções dos alunos acerca do seu papel no processo de ensino e aprendizagem da língua-alvo, sendo essencial para melhorar as práticas de ensino e auxiliar os alunos na aprendizagem de uma língua. O presente trabalho visa explorar e investigar as perceções dos alunos (chineses) sobre o papel que o erro e o feedback corretivo podem assumir no processo de ensinoaprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Para verificar até que ponto os alunos (chineses) de PLE têm uma perceção positiva sobre o erro e o feedback corretivo, e estão conscientes do seu contributo, aplicou-se um questionário a duas turmas de alunos do 11º ano do Colégio Yuet Wah, precedido por uma reflexão teórica sobre a importância de estudar o conceito de “erro” e o impacto do respetivo feedback. Os resultados revelaram que os alunos inquiridos reconhecem a importância do erro e feedback corretivo no percurso de ensino e aprendizagem de PLE. Porém, após a análise dos dados recolhidos, pode concluir-se que, ao contrário do feedback corretivo, o erro nem sempre é visto de forma positiva. Além disso, mesmo quando são favoráveis ao fornecimento do feedback corretivo, verificou-se que este pode ter impactos negativos em alguns deles. Este facto, aliado às perceções que os estudantes têm do erro, requer uma atenção particular por parte do professor, com vista a garantir que o erro seja abordado de forma positiva e construtiva e que o feedback corretivo seja utilizado como uma ferramenta para o progresso da aprendizagem da língua portuguesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023-07
2023-12-18T00:00:00Z
2024-01-24T15:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43720
TID:203475402
url http://hdl.handle.net/10400.14/43720
identifier_str_mv TID:203475402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137072674504704